Desde que a Volvo resolveu se aventurar no segmento de SUVs elétricos de entrada com o EX30, o modelo rapidamente se tornou um sucesso de vendas na Europa. Para barrar as vendas do sueco, a Volkswagen apresentou o primeiro teaser do Skoda Elroq, o de entrada da marca de baixo custo do grupo.
Usando a plataforma modular MEB, o modelo será posicionado abaixo do Enyaq, que é um equivalente ao VW ID.4, ou seja, ele será o menor e mais barato SUV 100% elétrico de todo o grupo Volkswagen, incluindo a própria marca alemã, a Seat e a Skoda. O lançamento oficial ocorrerá em 1º de outubro em Praga, República Tcheca.
Assim como o Volvo EX30, o Skoda Elroq terá interior feito com material reciclado. Especificamente estamos falando de Recytitan (feito com 78% de PET reciclado) e Tecnhofil (poliéster e fibra de tecido reciclada). A marca também usará outros materiais ecologicamente corretos e reciclados na construção do SUV.
Vai mais longe que o Volvo
A promessa da Skoda, divisão de baixo custo da VW, é que o modelo tenha 560 km de autonomia na versão de 82 kWh. Haverá também variantes de 55 kWh e 63 kWh, mas sem autonomia especificada. Serão oferecidas variantes de tração traseira com 170 cv e 285 cv, além de uma com tração integral e 299 cv.
Vale lembrar que o Volvo EX30 tem versão de tração traseira com 276 cv ou integral com 434 cv. Além disso, a autonomia na versão Extended Range com tração dianteira é de 480 km. Ou seja, o Skoda anda mais longe, mas o Volvo chega lá antes. O SUV elétrico tcheco contará com versões Loft, Lodge, Suite e Studio.
Você prefere o SUV da Volkswagen / Skoda ou o Volvo EX30? Conte nos comentários.