A Toyota segue de olho no mercado chinês e pretende expandir sua operação por lá. E, para isso, pode intensificar a parceria com a BYD para desenvolver novos veículos híbridos. O plano da marca japonesa é lançar até três modelos eletrificados nos próximos anos, e esses modelos podem utilizar a plataforma da BYD para serem desenvolvidos.
Segundo fontes da Toyota, a ideia seria que a marca japonesa utilizasse a plataforma DM-i da BYD nesses novos veículos. Dessa forma, a Toyota abandonaria sua base atual, a THS, nesses modelos que serão feitos para o mercado chinês. Vale lembrar que a ideia da marca japonesa é utilizar a base da BYD em carros híbridos convencionais, que não podem ser recarregados.
Embora a Toyota planeje pegar emprestado a plataforma da BYD, os modelos feitos pelos japoneses serão aprimorados. De acordo com as fontes, mesmo que a Toyota utilize a base da marca chinesa, ela vai realizar ajustes e calibragens, dando aos carros um comportamento diferente do padrão da fabricante da China.
Parceria entre Toyota e BYD
Apesar do sucesso recente da BYD, a Toyota mantém boas relações com a empresa. Desde 2021, as duas montadoras são parceiras e têm uma joint venture, a BYD Toyota Electric Vehicle Technology. Com isso, ambas compartilham tecnologia.
Utilizada pela marca chinesa desde 2008, a DM-i está na quinta geração e promete avançar ainda mais sua eficiência nos próximos projetos. A autonomia dos carros com essa base pode chegar a 2 mil km em breve, com um consumo médio que deve superar os 34 km/l.
O que achou dessa intensificação da parceria entre BYD e Toyota? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Ford Maverick esportiva é flagrada em testes
>> Ford define a data para matar de vez o Focus
>> Citroën vende vans coladas para reduzir custo