O novo Renault Duster vai enfim ter uma versão maior e com sete lugares. O Bigster, mesmo nome utilizado para o conceito que deu origem à nova geração do SUV, foi avistado pela primeira vez antes de seu lançamento global previsto para este ano. O SUV será lançado inicialmente como Dacia Bigster e posteriormente terá uma versão da Renault.
Flagrado pelo , o Bigster terá muitas semelhanças com Duster de nova geração, que foi revelado há alguns meses. Ambos os modelos compartilharão a plataforma CMF-B, utilizada em diversos produtos da Renault-Nissan em todo o mundo. Com cerca de 4,60 metros de comprimento, o Bigster será aproximadamente 30 cm mais longo que o novo Duster, que possui 4,34 metros. Além disso, a distância entre eixos também será ligeiramente maior e a porta traseira será ampliada em relação ao Duster, seguindo a estratégia adotada pela Hyundai com o Alcazar/Grand Creta.
Por conta do parentesco entre os dois carros, o Bigster compartilhará muitos elementos de design e painéis com o Duster. No entanto, o Bigster apresentará um visual robusto e peças internas mais sofisticadas em comparação ao SUV menor, utilizando materiais mais refinados para proporcionar maior conforto e justificar o preço mais elevado do SUV.
Motor do Duster de 7 lugares
Embora as opções de motorização ainda não tenham sido confirmadas, a nova geração do Duster já oferece três opções de motor, incluindo duas opções eletrificadas. Espera-se que o Bigster siga a mesma linha.
A Renault deverá disponibilizar na Europa e na Índia um motor 1.6 a gasolina híbrido, além de um motor 1.2 turbo a gasolina. O primeiro virá equipado com dois motores elétricos, uma bateria de 1,2 kWh que permite a condução totalmente elétrica por até 80% do tempo e será acoplado a uma transmissão automática. Já o segundo terá potência de 130 cv e será acoplada a um motor de partida de 48V.
Além desses motores, Renault e Dacia lançaram o novo Duster com uma opção de motor 1.0 com GNV, e que também pode aparecer nas opções do Bigster.
O Bigster estará disponível nas versões 4×2 e 4×4, dependendo do mercado. Assim como o novo Duster, ele não contará com um sistema 4×4 completo, como o Suzuki Jimny. No entanto, o Bigster virá equipado com modos de terreno que incluem Auto, Neve, Lama/Areia, off-road e Eco.
Acha que o Renault Duster de sete lugares teria espaço no mercado brasileiro? Deixe um comentário com sua opinião.
>> 5 carros da Hyundai que poderiam vir para o Brasil
>> Honda HR-V sobe até R$ 4 mil e esbarra na faixa de R$ 200 mil
>> Flagra: Nova Chevrolet S10 vai ter cara de Montana e chega em abril