Um dos SUVs médios que mais incomoda os rivais atualmente é o Jeep Compass. O irmão maior do Renegade possui diversas versões e agrada o público em geral. Segundo uma revista internacional, até o final deste ano, a marca norte-americana vai revelar a nova geração do modelo. Além de nova plataforma, até versão 100% elétrica ele deve ganhar.
De acordo com apuração da revista , o Compass de nova geração será revelado até o último trimestre de 2024. Ele passará a contar com a mais recente plataforma STLA Medium da Stellantis. Ela já equipa outros SUVs médios como o Peugeot 3008. Como é uma arquitetura modular, a carroceria pode contar com motores tradicionais, híbridos e até 100% elétricos.
Com a nova arquitetura, a futura geração do Jeep Compass deverá ganhar novos números de comprimento. É válido ressaltar que a plataforma STLA Medium tem comprimento que varia de 4,3 m até 4,9 m e o entre-eixos pode variar de 2,7 m até 2,9 m. Assim, o próximo Compass será maior que a geração atual.
Até versão elétrica virá como novidade
A próxima vida do Compass seguirá a estratégia de ser um veículo global e também ele será o primeiro produto a ser revelado após Antonio Filosa passar a cuidar somente da montadora. Segundo as projeções expostas pelo portal , o futuro Compass seguirá com desenho robusto e encorpado. Além de mudanças notórias no visual, a nova geração trará avanços no quesito acabamento interior e principalmente na lista de equipamentos. Inclusive, nos itens de condução semiautônoma.
Esta nova arquitetura a ser aplicada ao futuro Jeep Compass possui vocação também para a eletricidade. Ela permite que o SUV possa ser equipado com motores elétricos que tenham potência entre 220 cv e 390 cv. Além disso, baterias com capacidade de até 98 kWh de capacidade também são suportados. Desse modo, a autonomia deve ser entre 500 km e 700 km.
Os primeiros mercados a receberem a novidade serão a Europa e a América do Norte. Por aqui, o Jeep Compass seguirá sendo produzido na planta de Goiana, em Pernambuco e a apresentação deve acontecer em um médio prazo. A nova geração do SUV faz parte de um novo ciclo de investimento, o qual dará origem para mais de 40 novos lançamentos.
O que achou do visual dessa projeção? Compraria o Compass 100% elétrico ou prefere o híbrido plug-in atual? Conte nos comentários
>> Toyota assina acordos para fechar a fábrica do Corolla no Brasil
>> BMW M3 CS será um dos carros mais raros do Brasil
>> Lamborghini Urus pode perder o capô em altas velocidades