O Jeep Compass vive realidades bem diferentes nos mercados em que atua. No Brasil é um sucesso absoluto desde o primeiro dia que a segunda geração foi lançada. Nos EUA tem desempenho bom, enquanto na Europa é só mais um no segmento. Mas a Stelantis quer mudar isso.
Com exclusividade, o Auto+ teve acesso aos bastidores do projeto J4U, a terceira geração do Jeep Compass. O modelo vai crescer de tamanho para tentar suprir a falta que o Cherokee faz hoje, mas não suficiente para ficar grande demais para a categoria.
Dentro da nomenclatura de projetos atuais da Stellantis no Brasil, o grupo tem adotado a primeira letra para a marca do carro, o número para o tamanho e a última letra para o tipo do carro. Assim temos o Fiat F1H como substituto do Argo / novo Uno, F2U para o novo Argo e F2X para o novo Fastback.
Considerando que os novos Fastback e Pulse vão crescer para de fato se tornarem do segmento de SUVs compactos e são tamanho 2, dá para entender s intenções da Stellantis com o novo Compassl que tem tamanho 4. Tome como base a dupla Peugeot 3008 e 5008, para ter o começo dessa mudança.
O Jeep Compass de terceira geração vai migrar para a plataforma EMP-2 / STLA Medium. A base já é usada pelo novo Peugeot 3008, que se transformou em um SUV cupê, e no 5008, que servirá de base para a próxima geração do Commander.
A data de lançamento ainda está longe, isso porque antes o Jeep Compass receberá motores híbridos no Brasil, tanto o 4xe nacionalizado, quanto o semi-híbrido ligado ao 1.3 quatro cilindros turbo flex. Entretanto, o novo modelo terá versão totalmente elétrica com foco forte na Europa.
Ansioso pela nova geração do Jeep Compass? Conte nos comentários.
>>Exclusivo: Fiat Strada (XBP) terá versões cabine simples e dupla
>>Jeep traz Avenger de volta e cancela nova geração do Renegade
>>Fiat confirma sucessor de Mobi e Argo com base de C3