O centro de desenvolvimento da Stellantis no Brasil está pegando fogo com tantos projetos sendo tocados ao mesmo tempo. Além do novo Jeep Avenger e da derradeira atualização do Renegade, o Auto+ descobriu com exclusividade algumas novidades do lado Fiat da família.
Não é segredo para ninguém que a Fiat está desenvolvendo um novo hatch compacto para a Europa. O modelo será o sucessor do Panda e terá de volta o visual quadradinho. Para o Brasil, teremos um derivado direto desse modelo, mas com reduções de custos no projeto. O código de projeto, no entanto, já era conhecido do público desde o ano passado graças a uma apuração dos nosso colegas da .
A ideia desse novo modelo não é ser um SUV, mas exatamente a mesma do atual Fiat Panda com o Uno de segunda geração. O projeto F1H é tratado como sucessor do Argo, mas nos corredores já o chamam de Uno Reborn, isso porque o visual quadrado e simpático é semelhante ao Uno. Como o modelo é icônico para a Fiat, é uma oportunidade que a marca não deve desperdiçar.
Novos SUVs
Outra novidade que já é trabalhada nos corredores secretos de Betim, MG, é a nova família de SUVs compactos. Os sucessores de Pulse e Fastback, tratados internamente como F2U e F2X, deixarão de ser modelos somente para o Brasil para ganhar carreira internacional. O mesmo acontecerá com a futura Fiat Strada (projeto XBP).
Tanto o novo Pulse FU2, quanto o Fastback FX2, além do F1H (novo Uno / sucessor do Argo) serão construídos sobre a plataforma modular CMP. A base é a do Peugeot 208 e do Citroën C3, além de também servir ao Opel Corsa, Alfa Romeo Milano e Lancia Ypsilon.
Para o F1H / novo Uno / sucessor do Argo, a Fiat terá motor 1.0 Firefly três cilindros em versão aspirada e turbo, sendo a última semi-híbrida e com câmbio CVT. Haverá ainda versão intermediária com motor 1.3 Firefy aspirado e opção e de cambio manual ou automático.
Já para os novos Pulse / FU2 e Fastback / FX2 a Fiat terá o motor 1.0 três cilindros turbo com sistema semi-híbrido e o 1.3 quatro cilindros turbo flex, mas com potencia reduzida dos atuais 185 cv. Versão Abarth é cogitada, mas com grande chance de ser oferecida só com motor elétrico.
Para qual dos novos Fiat você está mais empolgado em ver a chegada? Conte nos comentários.
>>Jeep traz Avenger de volta e cancela nova geração do Renegade
>>Fiat só sobrevive ainda no mundo por conta do Brasil
>>Auto+ Podcast – Preço dos carros elétricos caindo! Fiat Strada elétrica terá cabine simples?