Desde o Rock in Rio, a Volkswagen oficializou que um novo SUV vem aí. Ainda sem nome oficial, mas informalmente apelidado de Gol SUV, o projeto 246 terá um nome com até cinco letras e será posicionado como modelo de entrada da marca alemã entre os utilitários. Mas até agora ninguém havia visto o modelo com tantos detalhes.
O flagra feito pelo nosso parceiro do mostra o Gol SUV na vida real e como é o porte do modelo. Baseado no Skoda Fabia, o SUV compacto de entrada será concorrente direto de Fiat Pulse, Renault Kardian e do futuro SUV derivado do Chevrolet Onix.
Porte aparente
As imagens espia mostram que o Gol SUV terá alguns truques que o Pulse e o Kardian usaram para parecer mais parrudo. Repare como o capô é bem alto e reto, ficando acima, inclusive, da linha dos vidros laterais. Isso ajuda a dar uma percepção de que o carro é maior do que de fato é. Afinal, ele será menor e mais barato que o Nivus.
A frente chama atenção pela fina grade frontal ligando os faróis de LED, enquanto a abertura de ar principal será um grande retângulo no para-choque. Olhando pela lateral, o Gol SUV terá um vinco forte atravessando as portas, enquanto as caixas de roda serão bem marcadas para dar volume ao modelo.
Apesar do vidro traseiro relativamente bem inclinado, ele não será um SUV cupê como o Nivus. A ideia aqui foi espichar um pouco a traseira para, novamente, fazer o Gol SUV parecer maior do que de fato é. As lanternas traseiras serão de LED e interligadas por um friso preto.
Que motor ele terá?
Construído sobre a plataforma modular MQB A0, o Volkswagen Gol SUV terá à disposição três motores que podem ou não serem usados. O mais certeiro é o 1.0 TSI no acerto 170 TSI de 116 cv e 17,3 kgfm de torque. Pode haver também uma versão 200 TSI com o mesmo 1.0 turbo, mas recalibrado para 128 cv e 20,4 kgfm de torque.
Na versão 170 TSI, ele pode usar câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis. Já o 200 TSI é unicamente pareado ao câmbio automático. Outra alternativa bastante plausível para o Gol SUV é o motor 1.0 MPI três cilindros aspirado de 84 cv e 10,3 kgfm de torque. Como o Citroën Basalt deve ter motor 1.0 aspirado, não seria estranho a VW fazer o mesmo.
Qual sua aposta de nome definitivo para o Gol SUV? Conte nos comentários.