A BYD deve entrar em breve no segmento de scooters elétricas. Na realidade, a participação da empresa chinesa será de maneira indireta. Em novembro de 2021, a startup de veículos elétricos de Cingapura, , revelou seu primeiro modelo, o X1.
Na época, ainda em forma de conceito, o Scorpio X1 parecia uma evocação elétrica da crescente tendência dos maxi-scooters. Agora, cerca de dois anos após o lançamento do conceito de design, as scooters – especialmente as scooters elétricas – testemunharam um crescimento substancial, especialmente no mercado europeu.
Dito isso, a Scorpio Electric recentemente anunciou um grande desenvolvimento sobre o X1. Na Conferência Nexus Europe 2023 em Madri, Espanha, a Scorpio Electric explicou que estava em processo de conclusão dos Protótipos de Pré-Produção (PPR) de sua scooter X1. Esses modelos devem passar por mais testes e, eventualmente, seriam certificados por meio da parceria com a BYD.
Em termos de especificações, a scooter elétrica Scorpio X1 não é muito diferente de outras motos elétricas que surgiram nos últimos anos. Ela é substancialmente mais potente do que algumas delas, já que seu motor elétrico tem 10 kW, o que dá cerca de 13 cavalos de potência.
Como comparação, o modelo feito em parceria com a BYD tem potência semelhante a de motos a gasolina de 125 cc e 150 cc. Entretanto, ela tem a seu favor o torque instantâneo dos propulsores elétricos, o que deve permitir uma agilidade ainda maior nas cidades. A velocidade máxima do modelo será limitada a 105 km/h, o que é suficiente para uma scooter urbana.
Em termos de tecnologia, a bateria de íon-lítio tem 72 volts e 5 kWh, oferecendo autonomia declarada de 200 km. É preciso cerca de três horas para carregar a bateria em 90%, usando um carregador AC Tipo 2 de 1,5 quilowatts.
Por já estar em fase final de testes, a Scorpio e a BYD devem lançar a versão de produção do X1 em 2024. No entanto, será possível ver a scooter elétrica de perto ainda em 2023, durante o Salão de Motos de Milão, que vai acontecer entre 7 e 12 de novembro de 2023.
Gostou da scooter elétrica feita em parceira com a BYD? Será que este será mais um mercado explorado pela marca chinesa? Deixe um comentário com sua opinião.
>> Conheça 5 carros velhos da BYD clones de modelos internacionais