Caminhão é um veículo grande e pesado, o qual precisa de um potente motor para realizar suas funções e a Scania quer inovar neste sentido. Conhecida por criar modelos potentes, a montadora sueca está desenvolvendo um caminhão equipado com painéis solares e que poderá ter autonomia de 10 mil quilômetros.
Parece uma história de outro planeta, mas é verdade. A fabricante de veículos se uniu com a Universidade Uppsala e outras empresas, com o intuito de desenvolver o projeto do caminhão reboque híbrido plug-in. Além disso, ele contará com seu trailer composto de diversos painéis solares.
Este caminhão da Scania tem motor de 552 cv e seu trailer de 18 m de comprimento, deverão chamar a atenção do público por onde ele passar. De acordo com a fabricante, esses painéis são leves e sua funcionalidade é parecida com os mesmos instalados em casas, ou seja, eles oferecem a mesma potência, só que ao grande veículo.
Caminhão sueco terá autonomia surpreendente
Essas placas deverão gerar cerca de 8 mil kWh de energia anualmente só na Suécia. Eles alimentarão uma bateria de 200 kW instalada no trailer e outra bateria de 100 kW acoplada ao caminhão. Por enquanto, o modelo segue fazendo testes. Segundo a equipe de produção, é estimado que a autonomia do veículo na Suécia seja de até 5 mil km. Já em países com maior incidência dos raios solares, por exemplo na Espanha, o modelo deverá rodar até 10 mil km.
Um dos diferenciais desse caminhão da Scania é que ele com toda essa tecnologia amiga do meio ambiente, tem como intuito diminuir os custos operacionais e também as emissões de gases nocivos. Um dos pesquisadores do projeto da marca, Stas Krupenia, afirmou que é ótimo para a fabricante estar ajudando a desenvolver novas tecnologias para as futuras gerações de caminhões e que essa fonte de energia ecológica, deverá reduzir as emissões nocivas no setor de transportes.
Será que esse modelo da Scania poderia dar uma volta no Brasil? Você andaria num veículo desse? Conte nos comentários
>>Caminhão da Tesla finalmente ganha uma data de estreia