Quem é fã do mundo automotivo está carente desde 2018, quando aconteceu, até o momento, a última edição do Salão do Automóvel. O maior evento do setor automobilístico foi criado em novembro de 1960 e desde então sempre teve uma edição. Só que, desde 2020, não há um evento deste porte.
A primeira vez que o público teve contato com um evento como esse, foi em novembro de 1960, no antigo Centro de Convenções do Parque do Ibirapuera. Esse salão durou 16 dias, tinha apenas 11 expositores e mais de 460 mil pessoas o visitaram. Na época, os principais destaques da indústria, recém-iniciada, eram o Romi-Isetta e o DKW Vemag Universal.
Já na década de 1970, o Salão do Automóvel passou a ser realizado no Parque Anhembi, um local mais amplo que sua antiga sede. Contudo, o local não era climatizado. Nos dois últimos anos do evento, 2016 e 2018, ele foi realizado no São Paulo Expo, com amplo espaço e climatização. Em sua última edição, haviam 29 marcas expositoras e mais de 740 mil visitantes.
Salão do Automóvel no Anhembi, de novo?
Para quem não sabe, a edição de 2020 foi cancelada devido ao surgimento e expansão da Covid-19 pelo Brasil e em 2022, os expositores explicaram que os altos gastos deixaram o evento inviável. Outro motivo que circula na mídia é a falta de interesse por parte do público em eventos de grande porte.
A principal razão de voltar o Salão do Automóvel para o Centro de Exposição Distrito Anhembi, é que o local recebeu mais de R$ 1,5 bilhão de investimento, com o intuito de ser ampliado, modernizado e até climatizado. Para atrair mais o público, haverá também um espaço dedicado para testes dos veículos, inspirado no Salão de Detroit, o qual teve uma edição agora em setembro.
Você estará presente na nova edição do evento automotivo? Já foi em outras edições ou será sua primeira vez? Conte nos comentários
>>CAOA Chery corta relações com a Globo com fim de contrato