A Renault pode estar trabalhando em mais um compacto totalmente elétrico. Com a missão de substituir o Twingo, o novo elétrico da marca deverá ter como concorrente o BYD Dolphin, e poderá ser lançado em breve. O Brasil, inclusive, pode estar na rota para esse novo modelo.
De acordo com o site a montadora de origem francesa já anunciou o substituto do Zoe, que saiu de linha no Brasil no final de outubro desse ano (2023). Já antecipado por um conceito, ele deverá se chamar Renault 5. Porém, rumores apontam que a marca está trabalhando em um elétrico ainda menor, com porte e preço para brigar com o Dolphin.
Compacto, mas maior que o Kwid
Segundo informações, o novo elétrico, que ainda não tem nome definido, será menor que o Renault 5. Atualmente o EV (Electric Vehicle) mais compacto do grupo Renault é o Dacia Spring, primo estrangeiro do nosso Kwid E-Tech.
Por conta disso, ele poderá ser um modelo intermediário entre o 5 e o Kwid E-Tech. O site ainda diz que ele pode ser produzido na fábrica da montadora em Novo Mesto, na Eslovênia. Essa unidade também é responsável atualmente pela produção do Twingo, que deverá ser substituído.
Caso o desenvolvimento se confirme, o novo elétrico seria um potencial rival para modelos como BYD Dolphin, Citroën ë-C3, Fiat Panda EV e outros compactos movidos 100% a eletricidade. Aqui no Brasil ele se encaixaria acima do Kwid E-Tech e abaixo do Megane E-Tech: justamente em uma faixa de porte próxima à do Dolphin.
Projeção e produção do Renault
Como se trata ainda de somente especulações e informações não oficiais, nada se sabe sobre o design que esse novo modelo pode utilizar. Porém, o site realizou uma projeção de um compacto condizente com a atual identidade visual da montadora.
O carro projetado nos mostra um design mais alto, lembrando até mesmo uma minivan. A dianteira ostenta o novo logotipo da marca e faróis em LED com assinatura de DRL curvada. Toda a grade frontal é fechada, já que estamos falando de um modelo totalmente elétrico.
Ainda sem uma data mais precisa, o comenta que rumores apontam um lançamento em torno de 2 anos. Contudo, também diz que fontes internas sugerem uma apresentação ainda nesta semana, durante o evento de dia do investidor na unidade Ampare EV da marca.
A plataforma também é um mistério até o momento. Imagina-se que ele será menor que o 5 (que tem comprimento de 3,92 metros), mas não sabemos se ele utilizará a mesma plataforma CMF-BEV da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.
Acha que um Renault elétrico compacto acima do Kwid E-Tech faria sucesso? Conte nos comentários.
.
>> Renault prepara seu próprio Fastback para 2025
>> Nissan terá caminhonete derivada da Renault Niagara no Brasil