Um recall da GM tem dado o que falar nos Estados Unidos. Conforme os colegas do publicaram, a General Motors precisou convocar o GMC Terrain, fabricado entre 2010 e 2017, para um recall por conta de um problema nos faróis do SUV. O problema é que a solução encontrada pela fabricante irritou ainda mais os proprietários.
Antes, é preciso entender ao certo qual é o problema com. Segundo a NHTSA, que é a entidade responsável pela segurança veicular dos Estados Unidos, os faróis do Terrain têm luminosidade acima do permitido, o que pode causar problemas aos demais motoristas, com risco de ofuscamento da visão.
Por conta disso, a GM foi obrigada a convocar um recall, por se tratar de um problema que pode comprometer a segurança do tráfego. Acontece que a solução encontrada pela fabricante foi bastante inusitada. Em vez de trocar a peça, o conserto consiste em colocar um pedaço de fita adesiva para reduzir a potência das luzes.
Oficialmente, o procedimento é chamado de “headlamp applique kit”, ou kit de aplique de farol, mas é nítido que se trata de um adesivo fosco aplicado na região do farol baixo. Aparentemente, isso resolve o problema de iluminação, mas causou reclamações de alguns proprietários nas redes sociais pela questão estética e também por parecer que a fita vai se soltar em algum momento. Sem contar que alguns donos do SUV estão se recusando a fazer o reparo obrigatório, o que é um problema sério, já que há uma questão de segurança envolvida.
Caso algum Terrain cause um acidente sem ter feito o reparo, e fique comprovado que foi por conta de ofuscamento, o proprietário do carro pode ser responsabilizado. Por isso, mesmo que não seja a melhor solução, nunca se deve deixar um recall passar. Seja nos Estados Unidos ou no Brasil.
>> Ferrari convoca recall gigantesco nos Estados Unidos, de mais de 23 mil unidades
>> GM pode trazer a Cadillac ao Brasil para se juntar à Chevrolet
>> Minicarro da GM é vira monstro de 6 rodas com porta de Tesla