Mais próximos do que muitos irmãos, Hyundai Tucson e Kia Sportage mudam praticamente juntos. Quando um ganha uma reestilização ou mudança de geração, é apenas questão de meses para que o outro siga o mesmo caminho. Prova disso é que o novo Sportage estreará em abril, exatos sete meses após o nascimento do Tucson de quarta geração, segundo o .
Totalmente renovada, a quinta geração do Kia Sportage usará a mesma plataforma do novo Tucson e dividirá com ele sua motorização. É esperado que o Kia tenha motor 2.5 quatro cilindros aspirado de 190 cv para o mercado americano, enquanto os europeus terão o 1.6 quatro cilindros turbo de 180 ou híbrido de 230 cv.
No Brasil, o Hyundai Tucson já usa motor 1.6 turbo, enquanto o Kia Sportage continua a usar um 2.0 flex aspirado desde sua terceira geração. O novo modelo poderá trocar de motor quando chegar por aqui, ou manter o 2.0 aspirado que é flex, ao contrário do 1.6 turbo do Tucson vendido no Brasil.
Visualmente ele não será tão exótico quanto o Tucson, mas terá suas doses de ousadia. Os faróis serão divididos e haverá uma fina grade frontal com desenho bastante esportivo. A traseira terá vidro bastante inclinado, revelando uma leve tendência de estilo cupê no novo Kia Sportage, sendo mais uma forma de diferenciação em relação ao Tucson.
Haverá, tal qual o Tucson, uma versão com entre-eixos alongada que será destinada quase que exclusivamente aos mercados asiáticos, tendo como maior foco a China, que aprecia esse tipo de solução que amplia o espaço para quem senta atrás. Não será o retorno do Grand Sportage, versão de sete lugares do SUV médio que esteve presente somente em sua primeira geração lá nos anos 1990.
>>Chevrolet S10 e Toyota Hilux terão uma rival da Kia em breve
>>Hyundai Santa Cruz, rival da Fiat Toro, será baseada no novo Tucson
>>Quarta geração do Hyundai Tucson tem estilo ame ou odeie