Com lançamento se aproximando, a Fiat revelou novas informações sobre seu novo esportivo, o Pulse Abarth. O SUV compacto apimentado será o Fiat mais rápido produzido no Brasil e segundo modelo mais rápido que a marca italiana já fez em solo nacional, perdendo apenas para o Marea turbo e sua performance explosiva.
Segundo dados oficiais da Fiat, o Pulse Abarth chegará aos 100 km/h em menos de oito segundos cravados. Oficialmente, o Marea turbo fazia a mesma prova em 7,4 segundos. Hoje o Fiat mais rápido do Brasil é o próprio Pulse, mas em sua versão 1.0 turbo que cumpre a prova em 9,4 segundos (exatamente 0,1 segundo antes da Toro 1.3, recordista anterior).
Historicamente a Fiat teve esportivos de respeito como o Punto T-Jet, que fazia o mesmo em 9,1 segundos com um motor 1.4 turbo. Houve também o Stilo Abarth com seu motor 2.4 aspirado e chegava aos 100 km/h em 8,4 segundos. O Stilo, aliás, foi o primeiro e único Abarth produzido no Brasil.
Coração de Toro
Para chegar a tal resultado, o Fiat Pulse Abarth será equipado com o mesmo motor de Toro, Renegade, Compass e Commander: o 1.3 T270 quatro cilindros turbo flex. Se esse motor dá conta de modelos pesados como Compass e Toro, mas até sobra no Renegade, o que dirá de um carro menor e mais leve como o Pulse?
Serão os mesmos 185 cv e 27,5 kgfm de torque dos irmãos. Com isso, ele atingirá 210 km/h de velocidade máxima. A Fiat ainda divulgará mais detalhes sobre o modelo, mas ele terá acertos diferenciados de suspensão, direção e na transmissão automática de seis marchas. É uma fórmula parecida com a que o Polo GTS usa.
Em termos visuais, o Fiat Pulse Abarth também terá algumas exclusividades. A dianteira tem grade frontal estilo colmeia com bordas em preto brilhante e o friso que a liga aos faróis é em imitação de fibra de carbono. O para-choque tem detalhe em vermelho e entradas de ar maiores.
O Abarth traz teto pintado em preto como item de série e perde o rack de teto. Além disso, há detalhes em vermelho típicos da Abarth, junto do logo do escorpião substituindo todos os da Fiat. Atrás, extrator de ar com saída dupla de escape e aerofólio maior marcam o visual do Pulse apimentado. Imagens do interior não foram reveladas.
>>Fiat Cronos 2023 passa a ter câmbio CVT e versões 1.0
>>Argo 2023: preços, versões, equipamentos. Mas cadê o CVT?
>>Fiat e Peugeot matam o último resquício de Chevrolet na Stellantis