Um dos mais belos SUVs à venda no mercado hoje, o Peugeot 3008 caminha para sua terceira geração. Mas, ao que tudo indica, o modelo mudará de rumos para abrir espaço para seus primos Jeep Compass, Citroën C5 Aircross e Opel Grandland. Para isso, ele deve se transformar em um SUV cupê.
Flagras mostravam indícios dessa mudança no Peugeot 3008, mas uma projeção feita pelo site russo reforçam essa teoria. A influência virá diretamente da nova geração do Peugeot 408, que se transformou em um SUV cupê também, mas bem mais baixo que o 3008.
Em porte, dá para dizer que o Peugeot 408 é bem mais próximo do Fiat Fasbatck, enquanto o Peugeot 3008 novo vai para o patamar de um BMW X4, por exemplo. Assim, há espaço para os dois modelos, ainda que o sistema de nomes possa confundir um pouco. Apesar disso, a carroceria mais alta e corpulenta do 3008 será suficiente para diferenciá-los.
É possível que muitos elementos do 408 sejam levados ao 3008, como sugere a projeção. Contudo, a Peugeot já anunciou que levará um conceito à CES 2023 que antecipou a sua nova linguagem visual. Ou seja, a nova geração do SUV médio da marca francesa deverá ser um dos primeiros modelos a carregar esses novos elementos de estilo.
A base será a STLA Medium, uma versão melhorada e modernizada da EMP2 usada pelo 3008 atual e pelo 408. A nova versão da plataforma permite que o modelo tenha versões a combustão, híbrida tradicional, híbrida plug-in e 100% elétrica. Todas essas variantes deverão ser oferecidas pelo SUV.
Motores de Fiat?
Vale lembrar que hoje ele usa motor 1.2 PureTech turbo nas versões de entrada, 1.6 THP nas intermediárias e 1.6 THP híbrido nas mais caras, com potência chegando aos 300 cv. As novas versões podem substituir o motor THP pelo 1.3 turbo da Fiat, que já é compatível com sistema híbrido.
O lançamento da nova geração do Peugeot 3008 deverá ocorrer somente no final de 2023 ou começo de 2024. Afinal, o modelo ainda está em estágio inicial de desenvolvimento e há pouco tempo deixou a mula de Citroën C5 Aircross para rodar com camuflagem pesada com seu visual definitivo.
>>Antigo Peugeot 408 ganha versão elétrica com baterias removíveis
>>Stellantis terá elétricos da RAM, Chrysler e Peugeot na CES 2023
>>Exclusivo: Stellantis testa novo Peugeot 2008 flex no Brasil