Mais uma vez, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) altera o visual e traz novas informações a respeito da nova placa para os veículos do Mercosul. A mudança agora foi a retirada do efeito difrativo e colorido nos caracteres e ondas sinusoidais no fundo branco.
A nova placa, que já está presente em 7 estados e mais de 2 milhões de veículos no país, ficou mais simples do que a apresentada em setembro de 2018 no Rio de Janeiro. Nessa última atualização, a placa perde duas características visuais criadas para prevenir clonagens e falsificações: as palavras “Brasil” e “Mercosul” com efeito difrativo, semelhante a um holograma, aplicadas sobre os caracteres e na borda externa; e as chamadas ondas sinosoidais, grafadas no fundo branco do equipamento.
No lugar do efeito difrativo, as inscrições passam a vir na mesma cor dos caracteres, praticamente desaparecendo. Mesmo que já exista o novo padrão, as placas com o design anterior ainda possuem um estoque elevado, e isso significa que até esse estoque terminar, é capaz da placa atual receber mais uma alteração. E isso vem acontecendo desde que a placa foi criada e apresentada.
As versões anteriores contavam com o brasão do estado e do município vigente, bem como um QR Code, além de outras alegorias que “dificultavam” a clonagem das placas. O visual da primeira versão era muito confuso e visualmente poluído, e agora está mais simples e esteticamente mais agradável. Agora nos resta saber se estas placas vão receber mais alguma “atualização”.
Veja mais:
>> Austrália vai permitir emojis em placas de carro
>> Contran acaba com obrigatoriedade do simulador
>> Bolsonaro pretende aumentar validade da CNH de 5 para 10 anos