A estação mais fria do ano chegou nessa semana e, como as pessoas, os carros merecem maiores cuidados no inverno. Para evitar contratempos por conta das baixas temperaturas dessa época do ano, é necessária uma maior atenção com a manutenção de alguns componentes do veículo como bateria, ar-condicionado e partida no motor.
De acordo com Gerson Burin, coordenador técnico do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), uma das situações mais frequentes é a do motorista enfrentar dificuldades na hora da partida do motor. “A persistência em tentar fazer o veículo ‘pegar’ pode provocar a descarga mais rápida da bateria, pois é justamente nesses períodos que elas são mais exigidas […]”, afirma o especialista.
Além da bateria, merece atenção também os aditivos e óleos utilizados pelo proprietário. Burin explica: “Em temperaturas baixas, os aditivos do carro têm uma função extremamente importante que é de evitar a corrosão de várias partes do sistema de arrefecimento. Com o frio, é indicado que o motorista use um óleo lubrificante menos viscoso recomendado pelo manual do proprietário, pois eles facilitam a lubrificação nos primeiros momentos de funcionamento do motor”
O reservatório de gasolina de partida a frio também precisa de atenção, pois precisa sempre estar abastecido. Caso contrário, o carro com tanquinho de gasolina vazio vai demorar para funcionar, exigindo também muito a bateria nas tentativas frustradas. Já quem sofre de alergia sabe a importância do sistema de ar-condicionado limpo. A dica aqui é limpar e substituir o filtro do ar-condicionado para retirar todos os agentes contaminantes externos.
Por fim, o Cesvi Brasil recomenda que se evite fazer acelerações com rotações muito altas, pois o motor precisa atingir a temperatura ideal de trabalho — que garante a correta lubrificação do propulsor.
Veja mais: