É oficial, o novo VW Virtus brasileiro será igual ao seu irmão indiano. Mesmo sem ter tido nenhuma imagem divulgada por sua montadora, o visual do sedã foi revelado pelas patentes registradas pela Volkswagen no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
E as fotos da patente revelam que as linhas do modelo será igual ao da versão indiana do sedã, que também é vendida no México. Isso fica evidenciado pelo para-choque com a parte inferior redesenhada e que deve ser pintada de preto, pela nova grade e pelo desenho dos faróis.
O desenho frontal do Virtus será diferente do Polo, distanciando um pouco os dois modelos. Enquanto o sedã terá design inspirado no Jetta, o hatch seguirá a versão europeia, que tem para-choque e faróis diferentes dos que serão utilizados no novo Virtus.
Na traseira, assim como também vai acontecer com o Polo, a mudança será mais discreta. Uma olhada rápida pode até dar a impressão de que o carro não mudou nada, mas há novidades. Uma delas é o detalhe cromado no para-choque, enquanto que as lanternas deverão ganhar uma nova padronagem da iluminação da peça.
Motores do novo VW Virtus
Debaixo do capô, o Virtus não terá grandes novidades. O motor 1.0 TSI será oferecido em duas opções de potência, entregando 116 cv e 16,8 kgfm nos modelos de entrada, podendo ter câmbio manual de cinco marchas ou o automático de seis, e os habituais 128 cv e 20,4 kgfm nas versões intermediárias. A topo de linha vai continuar sendo a GTS, com seu apelo esportivo e motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm.
Ainda não há uma data para o lançamento oficial do carro. Por enquanto, Polo e Virtus seguem rodando camuflados e a expectativa é que a dupla seja apresentada ainda no fim de 2022, mas nenhum posicionamento oficial da Volkswagen foi feito.
>> Novo VW Virtus estreia na América Latina, mas não é no Brasil
>> Volkswagen lança o gigante Tavendor, seu 19º SUV
>> Nova geração da Volkswagen Amarok surge em patentes com cabine simples