Com teaser vazado há um mês, o novo Volvo XC40 mostrou que vai manter as linhas do conceito 40.1. Agora, a marca sueca revela oficialmente que o seu inédito SUV compacto será, praticamente, um “porta-objetos ambulante”, pois contará com inúmeros espaços desse tipo na cabine. Concorrente de BMW X1 e Audi Q3, o novo Volvo XC40 será lançado no Brasil em 2018.
Segundo a Volvo, foi realizado uma pesquisa para analisar como motoristas de todo o mundo utilizam seu carro no dia a dia, principalmente em relação a como eles guardam objetos dentro de seus veículos. Foram coletadas também opiniões de clientes da marca para saber o que eles melhorariam na cabine de seus carros.
Com isso, essas informações serviram de base para os designers da Volvo desenvolverem da melhor forma o espaço interno do XC40. Entre as soluções adotadas, os alto-falantes das portas dianteiras foram retirados para criar um espaço suficiente para acomodar um laptop e um tablet, ou até mesmo algumas garrafas de água. Para compensar, foi instalado um subwoofer ventilado a ar no painel.
Há também espaço debaixo dos bancos dianteiros para ser armazenado tablet ou itens menores, enquanto o porta-luvas tem um pequeno gancho dobrável para levar sacolas, enquanto o painel tem espaços para serem guardados pequenos objetos como cartões, deixando mais prático seu acesso. O SUV tem ainda uma lixeira removível, local para recarregamento sem fio de celular, além de um grande compartimento sob o apoio de braço no console central.
No porta-malas, há um assoalho inteligente que pode ser dobrado para separar bagagens, ganchos para pendurar sacolas e ainda um local com trava sob o assoalho para guardar itens de maior valor.
“Quando conversamos com as pessoas sobre como e onde guardam seus pertences diariamente, ficou claro que a maioria dos carros atuais não atende a essa exigência. Os telefones deslizam no meio do console, as embalagens de refeições para viagem correm risco constante de cair e as pessoas se atrapalham no volante quando tentam tirar algo da carteira. Nos propusemos a resolver esses e muitos outros problemas que encontramos”, diz Louiza Atcheba, gerente de produto da Série 40.
Veja mais:
>> Volvo XC40 aparece em teaser “vazado”
>> Tecnológico, Volvo XC60 é lançado no Brasil
>> Volvo terá motor elétrico em toda a gama a partir de 2019