Se por aqui temos uma versão tailandesa do Yaris, e no mercado norte-americano – uma versão feita em cima do Mazda2 – a Europa e Japão recebem a 4ª geração do hatch compacto mais famoso da Toyota.
A quarta geração aposta em um design mais agressivo, e agora utiliza uma versão curta da plataforma modular TNGA – chamada de GA-B – que é voltada a carros menores. Além disso, o novo Yaris ainda conseguiu reduzir o peso – em cerca de 50kg – e recebeu mais tecnologia em termos de segurança.
O design ficou mais expressivo, e conta com uma carroceria com mais vincos proeminentes, do que a geração anterior. A traseira foi o ponto que mais mudou de uma geração para outra. Agora as lanternas são ligadas por uma peça de plástico preta – como no novo Peugeot 208 e no SUV Volkswagen T-Cross.
O interior ficou mais moderno, e conta como destaque uma nova central multimídia que fica em posição flutuante. O hatch ainda conta com equipamentos modernos como carregador de celular sem fio, volante aquecido, Toyota Safety Sense – que conta com controlador de distância à frente e assistência de faixa – e uma bolsa inflável central para proteger os ocupantes da frente em caso de impacto lateral.
Debaixo do capô a Toyota vai oferecer motores 1.0 e 1.5 a gasolina que vão trabalhar em conjunto com motores elétricos – cuja potência combinada ainda não foi revelada. O novo Toyota Yaris será fabricado no Japão e na França – onde abastece o mercado europeu – e deve chegar as lojas até o final do ano.
Veja mais:
>> Toyota Mirai ganha 2ª geração no Japão
>> Toyota Corolla perua ganha versão aventureira na Europa
>> Toyota lança novo Corolla, primeiro híbrido flex do mundo