O novo Toyota Crown foi revelado pela marca japonesa nesta sexta-feira (15). Embora não seja um modelo tão conhecido no Brasil, o sedã é extremamente tradicional e costuma ser o modelo mais luxuoso da montadora, sendo praticamente um Lexus com o logotipo da Toyota.
No entanto, o três volumes não é oferecido em todo planeta. Quer dizer, não era, já que essa nova geração será global. Isso significa que os Estados Unidos, que era um dos mercados que não recebia mais o sedã, vai voltar a tê-lo nas concessionárias da Toyota no país depois de um hiato de 50 anos.
Acontece que a marca japonesa resolveu inovar no visual do Crown. Ao analisar as linhas do modelo, é possível notar que elas estão mais agressivas e com um toque de cupê. Só que a ousadia não para por aí. Nos EUA, haverá uma versão ainda mais diferentona e com um visual meio aventureiro, que até faz parecer que a Toyota resolveu se inspirar no Renault Logan CVT e fazer uma espécie de sedã-cross.
Novo Toyota Crown aventureiro
A versão Platinum conta com apliques em preto que começa no capô, passa pelo teto e só acaba na tampa traseira. Arcos de roda com apliques também estão presentes na versão mais refinada do sedã, sendo um dos pontos que compõem o visual aventureiro, assim como a suspensão mais elevada.
O mercado norte-americano ainda terá as versões XLE e Limited, que não contam com os detalhes em preto na carroceria, mas conservam a maior altura do solo e os detalhes plásticos nos arcos de roda. Todas as configurações do Crown serão híbridas, sendo que essas duas versões citadas neste parágrafo serão equipadas com o motor 2.5 e mais dois elétricos, associados ao câmbio CVT.
Já a Platinum será movida pelo motor 2.4 turbo e dois motores elétricos, além de ter o câmbio automático de seis marchas. Apenas este modelo teve a potência combinada anunciada, de bons 345 cv. A tração será integral em todos os modelos, mas o Platinum pode ter 80% da potência enviada para o eixo traseiro.
Outros mercados
Como dito anteriormente, esta geração do Crown será global. Enquanto o EUA terá o sedã aventureiro, outros mercados vão receber um três volumes mais convencional, como é o Crown atual. No entanto, dois SUVs também serão vendidos em alguns países, completando a gama do novo Toyota Crown.
A carroceria sedã aventureira não será exclusiva dos EUA, já que será destinada também aos outros mercados. Outro aspecto que será compartilhado em todos os mercados é o conjunto híbrido, pois todas as carrocerias do Crown serão eletrificadas.
>> Falta pouco para o Toyota Corolla não ter versão abaixo de R$ 150 mil
>> Toyota prepara sedã aventureiro: mas vai fracassar como o Logan CVT?
>> Rodas do primeiro SUV elétrico da Toyota podem cair do nada