O novo Renault Scenic E-Tech vai mudar toda a trajetória da antiga minivan da Renault, que tinha como rivais o Citroën Xsara Picasso, Chevrolet Zafira, entre outros. Contudo, a partir de 2024 a história do modelo da montadora francesa vai mudar. A partir de agora, o Scenic é um SUV compacto 100% elétrico e finalmente foi revelado publicamente.
Na sua quinta geração, o Scenic E-Tech Electric agora utiliza da mesma plataforma do novo Renault Megane E-Tech e Nissan Ariya, a plataforma CMF-EV. O mais novo SUV da Renault mede 4,47 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,57 m de altura. Para efeito de comparação, o novo modelo é maior e mais largo que o Renault Duster. O que mais chama atenção na novidade é a autonomia de até 620 km, um número chamativo em se tratando de um carro 100% elétrico.
O próximo SUV compacto da Renault, deverá sair de fábrica com ao menos 30 recursos tecnológicos de assistentes de condução. Dessa forma, haverá segurança de sobra ao carro e aos ocupantes. Entre eles, o público pode esperar assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, entre outros.
Novo Renault Scenic E-Tech Electric é amigo do meio ambiente
Na parte interna do SUV compacto, 5 passageiros podem viajar com conforto e há mais 545 litros de porta-malas. Seu piso traseiro é 100% plano. Há suportes dobráveis para celulares e tablets e até portas de carregamento do tipo USB-C. O painel recebeu o nome de OpenR Link e conta com duas telas, uma de TFT de 12,3 polegadas, localizada atrás do volante e uma central multimídia de 12 polegadas, sensível ao toque e com conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Vale pontuar que tanto seu painel, quanto seu teto de vidro panorâmico Solarbay, são feitos de materiais reciclados.
O novo Renault Scenic E-Tech Electric terá duas versões. A primeira contará com motor de 170 cv e 28,5 kgfm de torque. Sua bateria tem capacidade de 60 e sua autonomia é de até 420 km pelo ciclo WLTP. O carregamento dessa bateria pode ser em tomadas de até 130 kW e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,3 segundos. Já o propulsor mais potente, terá 220 cv e 30,5 kgfm. Neste segundo caso, a bateria terá capacidade de 87 kWh e autonomia de 620 km. Aqui, o carregamento pode ser em carregadores de 150 kW e o 0 a 100km/h é feito em 8,4 segundos. A previsão é que o Scenic E-Tech chegue às lojas europeias no início de 2024. Contudo, para o Brasil ainda não há data confirmada.
O que você achou do novo Renault Scenic E-Tech? Será que virá ao Brasil em breve? Conte nos comentários
>>Novo Mini Cooper elétrico tem plataforma de GWM e 400 km de autonomia