O Azera fez um tremendo sucesso entre o fim dos anos 2000 e começo da década passada no Brasil. Apesar do visual de tiozão, o sedã entregava uma ampla lista de equipamentos, era maior que os modelos da mesma faixa de preço e ainda tinha um motorzão V6. As gerações seguintes não tiveram o mesmo sucesso, mas agora o modelo surge na Coreia do Sul totalmente atualizado e com visual moderno.
Chamado de Grandeur em outros mercados, o novo Azera ganhou uma nova geração completamente reformulada nesta semana, a sétima do modelo. E a evolução no visual é inegável, já que que o carro ficou bem mais moderno e sem ser esquisito como o Creta atual.
Pelo contrário, as linhas são sóbrias, mas futuristas ao mesmo tempo. Basta notar a solução de iluminação na dianteira, em que os faróis são divididos. Uma barra de LED fina faz a função do DRL e cobre toda a largura da frente, ficando logo abaixo do logotipo da Hyundai. Os faróis principais ficam mais abaixo, nas extremidades da enorme grade.
Na lateral há poucos vincos, o que é até estranho se tratando de um modelo da Hyundai. A linha de cintura é mais alta, e uma janela espia na coluna C dá ao novo Azera um ar de hatchback. Por fim, a traseira repete a solução visual da frente, com uma discreta lanterna percorrendo a tampa de um lado ao outro. É curioso notar o estilo em cunha desta parte do sedã, que fica evidente quando o carro é visto em 3/4.
O interior também ficou bem refinado e mais moderno. Além do painel de instrumentos e da central multimídia integrados, o ar-condicionado é todo digital e há ajustes elétricos para os dois bancos frontais. Curiosamente, o volante parece bastante com o dos carros da Land Rover.
Por enquanto, nenhum detalhe sobre o conjunto mecânico do novo Hyundai Azera foi revelado. A expectativa é que ele utilize os mesmos motores do irmão Kia K8, o que incluiria o conjunto híbrido (1.6 turbo + elétrico), além das opções a gasolina 2.5 e V6 3.5. Este último teria 300 cv e tração integral. Porém, será preciso aguardar até 2023 para termos mais detalhes, que é quando o carro será lançado de fato.
>> Velho Hyundai Creta Action segue vivo e ganha linha 2023
>> Hyundai Azera 2023 terá estilo retrô-moderno bastante polêmico
>> Fiat Strada está prestes a só ter versões acima de R$ 100 mil