O recém-apresentado Golf passou pelo teste de colisão mais rígido do mundo: o Euro NCAP.
Mesmo conseguindo atingir a nota máxima de segurança para adultos e crianças, as cobiçadas 5 estrelas, o hatch teve sua nota questionada por ter uma das portas traseiras abertas durante um dos testes de colisão lateral.
Segundo a entidade, a porta traseira do novo Golf abriu após o impacto no crash-test lateral contra uma barreira deformável. As regras do Euro NCAP dizem que a porta é considerada como aberta quando passa de um ângulo de 45° – o que claramente acontece no teste.
Segundo Michiel van Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP, “Abertura de portas durante colisões são penalizadas pelo Euro NCAP desde o começo, pois elas representam um risco crítico de ejeção dos ocupantes”.
E ele complementa, “Abertura de portas são raras hoje em dia, então é importante que a Volkswagen se comprometa a encontrar a razão.” Apesar desse impasse, a oitava geração do hatch mais vendido do mundo ainda conquistou outros méritos.
Ele teve uma das melhores avaliações de colisão frontal, mesmo tendo como parâmetro o pior cenário possível de acidente. Outro ponto que se deu mal no teste foi o impacto contra pedestres que, segundo a entidade, poderia ter sido melhor.
Confira o vídeo do teste de colisão do Volkswagen Golf VIII:
Veja mais:
>> Latin NCAP testa novo HB20 e dupla Sandero/Logan