A Volvo quer seguir em frente em sua estratégia de eletrificação e logo após revelar os novos EX90 e XC90, a marca sueca aproveitou o evento e exibiu um teaser sombrio. Nele, dava para perceber as linhas de um sedã sofisticado e de porte encorpado. Se trata do futuro ES90, que tem como objetivo ser o três-volumes da marca em breve.
Ele ainda não tem muitos detalhes revelados, já que não era a estrela do evento. A expectativa é que ele tenha suas vendas iniciadas em março de 2025. No vídeo exibido, o ES90 ostenta um comprimento amplo, linhas retas e encorpadas, uma câmera posicionada abaixo do retrovisor direito, maçanetas embutidas e outros destaques.
O futuro lançamento da Volvo deverá ser fabricado na planta chinesa dela. Então, é esperado que ele também sofra com as aplicações de impostos sobre seu preço. A fabricante não deu maiores detalhes, contudo é provável que o ES90 tenha 4,99 m de comprimento, 1,94 m de largura, 1,54 m de altura e entre-eixos de 3,10 m.
E a motorização?
Como o ES90 virá elétrico, ele possivelmente compartilhará diversos componentes com seus irmãos movidos a bateria. Ou seja, ele pode contar com a plataforma SPA2, a mesma que sustenta o SUV EX90. Eles ainda dividirão a bateria com capacidade de 111 kWh e até motores eles devem dividir.
Tração nas quatro rodas, dois motores com potências entre 402 cv e 510 cv e diversos itens de condução semiautônoma deverão ser seus principais chamarizes no segmento de sedãs grandes. Aliás, o Volvo ES90 deverá se distinguir bastante do modelo S90, aquele movido a combustão, por trazer um sensor LiDAR instalado no teto.
Este recurso é o que permite que o veículo tenha equipamentos que o deixem guiar sozinho e com certo nível de segurança e em casos necessários precise da atuação do condutor. Ainda não há confirmação acerca dos seus preços e nem em quais mercados ele deve dar o ar da graça.
Será que o Volvo ES90 virá ao Brasil? Como será que vai ser seu visual? Conte nos comentários