Mesmo que a demanda por carros eletrificados tenha sofrido uma queda nos últimos tempos, a Volvo segue firme e forte desenhando seus próximos passos. Em um evento recente com seus revendedores locais, a marca sueca confirmou o desejo de lançar 10 carros novos entre elétricos e híbridos plug-in até 2026.
A maioria desses novos lançamentos estão destinados inicialmente para o mercado dos Estados Unidos, mas nada impede que eles ganhem o mundo. Quem deu detalhes desse plano ambicioso foram o CEO da montadora, Jim Rowan e o diretor comercial, Bjorn Annwall. A conversou com uma fonte anônima que confirmou toda a história.
O primeiro carro dessa leva é o Volvo EX90. O maior SUV da Volvo atualmente acabou de ganhar a variante elétrica e ele já está sendo produzido nos Estados Unidos. Em seguida, o público vai conhecer o EX60, um modelo menor e que substituirá o atual XC60. Ele já será construído a partir da futura plataforma SPA3 e terá motor elétrico com 93% de eficiência.
Híbridos plug-in também ganharão destaque
Depois dele, os norte-americanos vão conhecer o EX40, que será como um substituto do XC40 Recharge e em algum momento de 2025, os Estados Unidos vão conhecer de perto o SUV compacto EX30. Ainda estão sendo desenhados o lançamento de uma perua, com o possível nome de EV60 Cross Country e depois virá o primeiro sedã elétrico da montadora sueca, o ES90.
Já para quem não quer ainda ter um carro elétrico na garagem, a Volvo também se preocupa em lançar novos modelos híbridos plug-in. Eles vão usar a arquitetura SPA1 dos SUVs XC60 e XC90, mas terão uma autonomia elétrica aumentada. Segundo o diretor de produto e estratégia da fabricante, Erik Severinson, a autonomia deles será maior do que os 53 km do XC90 antigo.
Na visão de Michael Cottone, presidente da marca para os Estados Unidos e Canadá, criar esses futuros carros é seguir apenas o que os compradores de modelos mais sofisticados buscam atualmente e vão procurar no futuro e que sua empresa está se preparando. Além disso, os futuros híbridos plug-in já contarão com os novos motores elétricos e mais eficientes que a marca quer adotar em seus carros elétricos.
Você teria um modelo movido a bateria ou prefere os híbridos? Conte nos comentários