O Volkswagen Polo deixou de ser produzido na Europa depois de 40 anos. No entanto, isso não significa o fim do hatch no continente europeu. Ele vai continuar sendo vendido por lá, mas sua linha de produção foi transferida para a fábrica de Kariega, na África do Sul, e o modelo será importado para a Europa.
Desde 1984, o Volkswagen Polo vendido no continente europeu era produzido na fábrica de Navarra, na Espanha. No entanto, a marca anunciou no ano passado que faria essa mudança na fabricação do modelo. Em todos esses anos, a fábrica espanhola foi a responsável pela fabricação de 8.422.161 unidades do hatch.
Com a mudança do local de fabricação do Polo, a fábrica de Navarra vai ter seu volume anual reduzido para 250 mil unidades, neste ano, e para 150 mil, em 2025. Essa redução é necessária para adequar a estrutura da planta para a produção de carros elétricos. Dessa forma, a partir de 2026, já com elétricos feitos por lá, o número deve saltar para 300 mil veículos.
Último Volkswagen Polo da Europa
O último Polo feito na Europa foi fabricado no dia 2 de julho. Foi uma unidade da versão Life, com o motor 1.0 TSI de 95 cv e câmbio manual de 5 marchas, pintado na cor azul, o responsável por encerrar o capítulo da produção europeia do hatch. Sem o Volkswagen Polo, a fábrica espanhola vai seguir produzindo o T-Cross e o Taigo, que é a versão europeia do Nivus.
Futuramente, a planta de Navarra vai fabricar também os SUVs elétricos da Volkswagen, que serão lançados nos próximos anos. Esses modelos fazem parte desse plano de eletrificação da fábrica e da fabricante, por isso o local vai precisar ser adequado. Esses SUVs devem substituir o T-Cross, além de que haverá um utilitário esportivo baseado no conceito ID.2.
Acha que a Volkswagen fez certo em mudar a produção do Polo de país? Deixe nos comentários a sua opinião.