O Volkswagen Golf GTI está há algum tempo afastado do nosso mercado, mas seu retorno ao Brasil pode ser uma possibilidade concreta, especialmente após o flagra publicado pela e pelo perfil no Instagram.
A oitava geração do Volkswagen Golf GTI foi capturada no aeroporto de , em Campinas, interior de São Paulo. De acordo com informações preliminares, a unidade avistada não parece ser um carro de importação independente, mas sim um modelo de exposição.
Segundo a , a apresentação do Volkswagen Golf GTI deve ocorrer na primeira quinzena de setembro, antes do (de 13 a 22 de setembro), do qual o fabricante é patrocinador.
Embora não seja a configuração radical R, o Volkswagen Golf GTI de oitava geração é construído sobre a arquitetura MQB Evo. Sob o capô, ele traz o motor 2.0 turbo da família EA888, acoplado a uma transmissão de dupla embreagem e sete marchas, produzindo 265 cv e 41,5 kgfm. Esses números permitem uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos.
A expectativa é que o Volkswagen Golf GTI chegue para competir com o Honda Civic Type R e o Toyota GR Corolla, ambos posicionados na faixa dos R$ 400.000.
Atualizado externamente, com para-choques dianteiro/traseiro redesenhados, assim como novos arranjos internos dos faróis e lanternas, o hot hatch alemão também traz melhorias na cabine, que agora oferece o sistema multimídia MIB4 de 12,9 polegadas, com recursos como comandos de voz e integração com inteligência artificial via ChatGPT.
Você compraria um Volkswagen Golf GTI ou prefere o Honda Civic Type R e o Toyota GR Corolla? Deixe sua opinião nos comentários!