Não há dúvidas que, se você perguntar para um entusiasta da Lamborghini quais seus modelos preferidos da marca italiana, ele vai colocar a Coutach na lista.
Isso porque o superesportivo produzido em Sant’Agata Bolognese é um dos mais aclamados por quem gosta da marca, já que marcou a história dos supercarros em seus 16 anos de produção. E olha só: uma .
Esse Lamborghini Coutach traz carroceria preta e uma aparência de como se tivesse acabado de sair da linha de montagem, tamanho é o nível do seu estado de conservação. Com 30 anos de idade, esse modelo teve apenas 657 unidades produzidas pois se trata nada menos do que a versão limitada 25th Anniversary Edition, produzida entre 1988 e 1990 para celebrar os 25 anos da Lamborghini na época.
Como características, a Coutach 25th Anniversary Edition tinha a carroceria ainda mais extravagante do que o modelo original lançado na década de 1970, ostentando para-lamas alargados, entradas de ar reprojetadas, vincos ainda mais agressivos nas laterais e uma asa traseira enorme. As rodas de liga-leve forjadas são um capítulo à parte e são bonitas até hoje.
Já a cabine traz bela combinação de preto e creme, com acabamento feito de couro por todas as partes: nas portas, painel e volante. Os plásticos originais que vieram no carro em 1990 estão lá até hoje para se ter ideia de seu estado de conservação.
Para finalizar, seu motor é mantido com muita saúde. Aliás, essa versão limitada trazia o mesmo motor da versão 5000QV: um V12 de 5,2 litros que entrega 455 cv e 51 kgfm de torque! Na época, a marca anunciava a aceleração e 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e máxima de 295 km/h – isso há 30 anos!
A cereja do bolo é que essa unidade registra apenas 135 km rodados no hodômetro… Mas há um preço a pagar pela raridade: 572,6 mil dólares (ou R$ 2,9 milhões em conversão direta)!
Veja mais:
>> Lamborghini Huracan Evo ganha versão com tração traseira
>> Lamborghini apresenta Sián, seu 1º superesportivo híbrido