Enquanto aqui no Brasil a gama de SUVs da Toyota é composta por Corolla Cross, RAV4 e , sendo o último o único com vocação off-road, lá nos EUA a história é outra. Recentemente a Toyota introduziu o novo Land Cruiser, que tem pegada retrô e é parrudo, mas que invadiu o território do velho 4Runner. Mas isso vai mudar.
Depois de 15 anos na ativa e reestilizado inúmeras vezes, o Toyota 4Runner finalmente terá uma nova geração. Baseado na nova Tacoma, o modelo faz o papel de SW4 nos EUA, assim como a irmã caminhonete é equivalente à Hilux. Só que o que chamou atenção no teaser que a marca japonesa revelou é que um velho equipamento estará de volta.
Na segunda geração do Toyota 4Runner, que foi vendida no Brasil como Hilux SW4, o SUV contava com vidro traseiro deslizante. Era possível fazer com que a janela do porta-malas deslizasse para dentro da tampa, criando uma área aberta para circulação de ar e também para levar objetos mais longos. E isso está de volta.
O teaser revelado pela Toyota mostra claramente o vidro abaixado, mas não explica como o sistema funcionará. Apesar do desenho da janela, o vidro em si será mais reto para permitir que ele deslize para dentro da tampa. O acionamento deverá ser elétrico. Mas o mistério fica por conta do limpador, que parece ausente ou perfeitamente camuflado no aerofólio.
Influências da Hilux gringa
A imagem também revela que o SW4 gringo terá uma gigantesca central multimídia e painel de instrumentos totalmente digital. Isso já era esperado, visto que o SUV é derivado direto da Tacoma e a caminhonete americana tem exatamente esse layout. Para se diferenciar do Land Cruiser, como falado no começo do texto, o interior será mais simples.
No Land Cruiser, a Toyota usa muitos materiais macios e couro no painel, algo que será substancialmente reduzido no 4Runner. Diferentemente do Brasil, onde o SW4 tem um status acima da Hilux, nos EUA o SUV da Tacoma é só o uma versão fechada do mesmo, não necessitando de um luxo extra.
Outro ponto de diferenciação essencial entre eles será a questão de assentos. O Land Cruiser carrega só cinco pessoas, enquanto o 4Runner, tal qual o SW4, será destinado a sete pessoas. Além disso, o novo modelo não terá motor híbrido, mantendo o 2.4 quatro cilindros turbo a gasolina de 282 cv e 43,8 kgfm de torque.
Você prefere o 4Runner ou o SW4? Conte nos comentários.
>>Toyota Corolla com cara de Jaguar dos anos 1950 tem novidades
>>RAV4 PHEV estreia por R$ 399.990 fazendo 35 km/l
>>Toyota Corolla ganha nova versão com visual esportivo