Logo após a Toyota Hilux receber conjunto híbrido-leve, o SW4 seguiu seus passos e também estreou a propulsão eletrificada. Além de ficar 5% mais econômica, segundo a marca, o SUV grande ficou menos ruídoso e diminuiu seu índice de vibração. O conjunto eletrificado é esperado para vir ao Brasil em breve.
O SW4 MHEV acabou de ser apresentado na África do Sul. Aliás, é válido afirmar que ele é batizado de Fortuner por lá. Seu motor é o 2.8 turbo diesel segue com 204 cv e 50,9 kgfm de torque e trabalha em conjunto com o câmbio automático de 6 marchas. Este propulsor recebeu um gerador de partida de 48V, que tem 16 cv e 6,6 kgfm. Este último fica unido ao virabrequim por uma correia, que tem tensor de alavanca dupla.
Existe ainda uma bateria de íons de lítio que guarda toda a eletricidade que o gerador fornece quando o Toyota SW4 está freando. Já em ocasiões como arrancadas ou durante acelerações mais vigorosas, o gerador é ativado e trabalha junto com o motor a diesel. Essa união aumenta a tração do SUV e diminui as emissões de gases poluentes. O propulsor elétrico é quem fornece energia quando o motor a diesel para de funcionar pela ativação do sistema Start & Stop.
Hilux e SW4 vão ser diferentes no Brasil
Segundo os executivos da montadora japonesa, o conjunto eletrificado reduz em até 5% o consumo de combustível e diminui os índices de vibração, ruído e aspereza do motor turbo diesel. É válido afirmar que o sistema híbrido-leve não traciona as rodas dos carros e por isso não é considerado um híbrido de fato. Mas, essa adoção é a mais rápida e menos cara para se entrar no mundo híbrido.
No Brasil, tanto a Toyota Hilux quando o SW4 devem contar logo mais com este propulsor híbrido-leve. Os modelos vão na contramão do Corolla, Corolla Cross e RAV4 que são híbridos convencionais e até plug-in de fato. Ainda não há uma data concreta para apresentação dessas novidades. Por enquanto, o foco da montadora está no lançamento da linha 2025 do SUV médio Corolla Cross.
Você vai comprar o SW4 híbrido-leve? Teria o SUV grande ou prefere seus rivais? Conte nos comentários
>> Ford terá grandes novidades para o Mustang que virá em 2025
>> 5 carros para comprar pelo preço do Jeep Commander Blackhawk
>> Commander, Compass e Renegade de 2022 ganham mais garantia