A Toyota dormiu no ponto na corrida pelos SUVs, mas agora está correndo atrás do prejuízo com uma enxurrada de modelos. Além do Corolla Cross prometido para o Brasil em 2021, a japonesa fará junto da Suzuki um SUV compacto para bater de frente com Hyundai Creta, Jeep Renegade, VW T-Cross e Chevrolet Tracker.
A parceria entre Suzuki e Toyota já não é novidade. Na índia a Toyota vende alguns Suzuki rebatizados como o Baleno/Glanza e o Vitara Brezza/Urban Cruiser. Já na Europa, a Suzuki tem Toyota com nomes trocados como Swace/Corolla Touring Sports e Across/RAV4.
Esse projeto de um novo SUV é mais um passo nessa direção, segundo o . Contudo, ao invés de uma marca criar um carro e a outra só trocar os logotipos, o rival do Hyundai Creta será um desenvolvido conjuntamente por inteiro.
A plataforma usada será a modular DNGA da Toyota criada para mercados de baixo-custo. Ele terá cerca de 4,30 m de comprimento para ficar na mesma proporção do Creta (líder do segmento na Índia), Kia Seltos e Volkswagen T-Cross. Já a motorização será provida pela Suzuki, sendo o 1.5 quatro cilindros o mais cotado.
Esse projeto interessa bastante ao Brasil, visto que a Suzuki hoje não conta com um SUV compacto nessa faixa de mercado. O Vitara fica no meio termo entre a turma do Renegade, Creta, Kicks e T-Cross e os SUVs maiores como Compass, Taos e Corolla Cross. Além disso, tem preço sempre acima de R$ 100 mil.
Ter um SUV compacto de custo reduzido no Brasil seria importante para a Suzuki ganhar força no mercado. Já para a Toyota, seria a oportunidade de ter um modelo abaixo do Corolla Cross e finalmente entrar no segmento de SUVs compactos o qual, a princípio, ela não tem planos claros de participar aqui.
Há apenas um porém nessa situação toda: a Suzuki no Brasil é representada pelo grupo HPE, o mesmo da Mitsubishi. Isso pode colocar algum tipo de trava na parceria Suzuki Toyota como ocorre lá fora. É esperar para ver.
>>Hyundai confirma Bayon como SUV menor que o Creta
>>Avaliação: Por que o Toyota Corolla vende tanto?
>>Suzuki Swace é a Toyota Corolla Fielder que não teremos no Brasil