Enquanto a maioria das montadoras apostou fortíssimo nos carros elétricos, mas agora está voltando atrás, a Toyota sempre foi resistente a isso. Para a japonesa, os motores a combustão são o futuro, desde que auxiliados por um outro elétrico ou rodando com hidrogênio. Prova disso é que a marca lançará uma nova gama de motores.
A nova família de motores da Toyota é menor, mais eficiente e mais leve do que antes. Um desses novos motores é um 1.5 quatro cilindros aspirado, que é 10% menos e 10% mais leve que o atual 1.5 usado pelo Yaris no Brasil. A Toyota não divulgou os números, mas diz que ele chega a 30% a mais de eficiência e potência do que antes.
Outro motor será uma versão turbinada desse 1.5, destinado a substituir o 2.5 quatro cilindros aspirado que hoje está presente no Camry e no RAV4. Esse motor 1.5 é 20% menor do que o 2.5 aspirado, além de ser 15% mais leve e passa de 30% a mais de eficiência por conta do turbo e do menos deslocamento.
Maior e melhor
Por fim, a Toyota terá um novo 2.0 quatro cilindros turbo para substituir o 2.41 turbo que está presente em carros grandes. Novamente, ele repete os 30% de melhoria em eficiência e potência, mas é 10% menor e 10% mais leve que o atual propulsor quatro cilindros turbo. A grande vantagem de todos é que estarão preparados para eletrificação.
Ou seja, o 1.5 aspirado ou turbo, além do 2.0 turbo poderão ser usados em carros híbridos, sendo plug-in ou híbrido tradicional. Além disso, a marca quer que esses motores também rodem com biocombustíveis, hidrogênio líquido ou combustível sintético. Outra vantagem dos motores menores, segundo a marca, será a possibilidade de melhoria aerodinâmica ao reduzir o tamanho e angulação do capô.
Você concorda com a Toyota que o futuro é dos carros a combustão? Conte nos comentários.
>> Subaru, Toyota e Mazda se unem a favor do motor a combustão
>> Toyota não terá esportivos elétricos da GR tão cedo
>> Ranger Raptor não terá uma rival feita com base na Toyota Hilux