Depois de converter Corolla e Yaris em SUVs, a Toyota planeja mais um modelo nesse concorridíssimo segmento. Mirando nas alturas, a marca japonesa confirmou o desenvolvimento de dois novos utilitários com três fileiras de bancos. E um deles, muito provavelmente, será um Lexus.
Em comunicado oficial, a Toyota revelou que investirá US$ 803 milhões (R$ 4,3 bilhões) na fábrica de Princeton, Indiana, EUA, para a fabricação de dois novos utilitários esportivos. A marca adiantou-se em dizer apenas que serão dois modelos com três fileiras de bancos. Mas já se sabe que ambos terão oito lugares.
Esses modelos terão como objetivo atingir o público mais jovem com famílias grandes. A ideia é abrigar o máximo de passageiros quanto possível, mas com espaço para as bagagens. Contudo, ambos não deverão ser baseados em chassi sob carroceria como o Sequoia, o maior SUV da Toyota hoje no mercado. Com sete lugares, a marca ainda tem globalmente o SW4 e o Highlander.
Esses SUVs deverão seguir a fórmula recém apresentada pelo Volkswagen Talagon, ou seja, um utilitário verdadeiramente grande, mas ainda monobloco. A versão Lexus desse SUV poderá contar com layout de seis lugares com três pares de poltronas individuais e muito luxo no interior.
A Toyota adiantou em dizer que ambos terão muita tecnologia e sistema de condução semiautônoma a ponto de “permitir condução sem as mãos no volante em certas condições”. Será possível também estacionar e retirar o SUV da vaga usando apenas comandos pelo celular.
Os grandes utilitários também terão sistema de chave digital que transforma um smartphone no substituto das tradicionais chaves presenciais. A Toyota só não anunciou quando esses SUVs serão lançados e nem qual dos dois chega primeiro. Além disso, existe a chance de que eles sejam exclusivos do mercado norte-americano.
>>Toyota GR Corolla terá 300 cv em um motor 3 cilindros turbo
>>Yaris: Toyota vende oito carros totalmente diferentes com o mesmo nome
>>Toyota Yaris Sedã será substituído por um Suzuki rebatizado