Enquanto quase todas as montadoras juraram que seriam 100% elétricas em um curto espaço de tempo (e depois desistiram), a Toyota se manteve firme não acreditando nesse tipo de virada. Além de levemente cética quanto a isso, a marca japonesa viu a demanda pelos EVs diminuir rapidamente e postergou o lançamento de um novo modelo.
Segundo reportagem do jornal , a Toyota pretendia lançar um SUV de sete lugares totalmente elétrico nos EUA em 2025. O modelo seria produzido na planta do Kentucky, que vem sendo atualizada para receber modelos totalmente elétricos. Contudo, os planos foram postergados várias vezes, chegando a jogar a produção para 2026.
Entretanto, agora, aparentemente, o projeto foi congelado momentaneamente. Afirmações de fontes internas dizem que é para mudanças no visual do modelo, mas a vertiginosa baixa nas vendas de carros elétricos têm se tornado algo que a Toyota está de olho. Além disso, muitos donos de elétricos andam trocando seus carros por modelos híbrido PHEV.
Além do modelo Toyota, fruto de um investimento de US$ 1,3 bilhão, a marca japonesa também produziria ali um SUV elétrico da Lexus e um da Subaru. O modelo equivalente da marca de luxo foi cancelado e será produzido no Japão a partir de 2030, se os planos não forem novamente alterados.
Previsões baixas
Além disso, a Toyota esfriou suas previsões globais de vendas de carros elétricos. A princípio, ela previa vender 1,5 milhão de carros movidos a bateria em 2026. Essa previsão baixou para 1 milhão apenas, sendo a maior parte desse volume absorvido pela China, que é um verdadeiro paraíso para carros elétricos.
No Brasil, a Toyota não tem nenhum carro 100% elétrico à venda e, ao menos no curto prazo, não há planos concretos para que algum modelo da linha bZ seja vendido por aqui. Por outro lado, a marca tem investido forte em híbridos e agora já apresentou a tecnologia PHEV híbrida plug-in flex no país.
Você acha que a Toyota está certa em não investir tanto em carros elétricos? Ou ela vai ficar para trás? Conte nos comentários.