A Toyota apresentou o primeiro carro híbrido flex do mundo. Feito sobre o sedã Prius, o modelo combina motor a combustão (que bebe gasolina ou etanol) a outro propulsor elétrico. Ele foi desenvolvido numa parceria que envolveu engenheiros da Toyota do Brasil e da matriz japonesa.
Segundo a marca, o projeto tem o objetivo de extrair o potencial máximo de cada solução: alta eficiência, baixíssimos níveis de emissões e capacidade de reabsorção dos impactos de gás carbono, ao utilizar etanol (combustível fruto de fonte 100% renovável). O Prius flex não tem nenhuma mudança visual relevante, com exceção dos adesivos que divulgam a ação.
A Toyota não revelou as especificações técnicas desse Prius flex, já que a fabricante começou a fazer testes de rodagem com o protótipo nessa semana. O teste incluirá uma distância de 1.500 quilômetros entre os Estados de São Paulo e Distrito Federal. Durante o longo trajeto, serão avaliados o motor e transmissão do modelo quando abastecidos com etanol. Com isso, dados serão coletados para informar o desempenho do carro e os possíveis ajustes que deverão ser feitos para buscar o melhor ajuste ao sedã híbrido flex.
O Prius convencional (a gasolina) vem equipado com motor 1.8 de 98 cv e outro elétrico de 72 cv que, combinados, desenvolvem 123 cv. O câmbio é automático do tipo CVT. Esse conjunto já garante boas médias de consumo ao Prius, que faz 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada, segundo o Inmetro.
Veja mais:
>> Toyota Supra marca retorno com versão de corrida
>> Porsche Panamera 4 E-Hybrid: um híbrido apimentado
>> Jaguar terá somente híbridos e elétricos a partir de 2020