A cada ano que passa, Hyundai e Kia dão passos cada vez mais largos em direção ao lançamento de suas primeiras picapes. Enquanto a Hyundai trabalha na Santa Cruz, rival da Fiat Toro, a Kia prepara uma picape de médio porte. Mirando em Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger, a picape média Kia chegará antes de uma versão Hyundai.
De acordo com o site australiano , a caminhonete da Kia já teve seu desenvolvimento iniciado em julho de 2019 e está acelerado. A ideia é que ela chegue entre 2022 e 2023, um ou dois anos antes de sua prima Hyundai. Vale lembrar que a primeira picape do grupo, a intermediária Hyundai Santa Cruz, será lançada antes, em 2021.
Ao contrário da Santa Cruz que será uma picape monobloco derivada do Tucson, a nova caminhonete da Kia terá chassi sob cabine exatamente como as rivais. A ideia é bater de frente com Toyota Hilux em seus principais mercados, como a Austrália, onde ela é o carro mais vendido do país. O visual deverá ser inspirado no SUV grande Telluride que ilustra essa matéria.
A Hilux da Coreia do Sul terá versões cabine simples, cabine dupla e chassi-cabine. A ideia da montadora é a mesma da Peugeot com a Landtrek: atacar os modelos tradicionais do mercado com uma proposta de uso bastante vasta e apoiada na boa fama que a Kia tem entre os utilitários.
A picape terá ainda versões a gasolina e diesel, mirando mercados diferentes. Além disso, haverá variantes com câmbio manual ou automático, além de opções 4×2 e 4×4. Global, a Toyota Hilux da Kia deverá ser oferecida também nos Estados Unidos, onde a Chevrolet Colorado (S10) e a Ford Ranger dominam o mercado de picapes médias. No Brasil seria interessante ver uma picape Kia com motor diesel enfrentando concorrentes tradicionalíssimas.
>>Avaliação: Chevrolet S10 High Country: não contavam com minha astúcia
>>Toyota Hilux híbrida é confirmada para 2021
>>Peugeot prepara fábrica uruguaia para receber rival de Hilux e S10