Renault e Toyota são as novas fabricantes a ingressar no grupo das que promoverão paralização em suas fábricas no Brasil. A suspensão temporária afeta quatro fábricas da Toyota e uma da . Vale lembrar que a Nissan, parte da Aliança com a marca francesa, também suspendeu atividades temporariamente da planta de Resende.
Em seu comunicado oficial, a Toyota afirma que “tomou a decisão, em conjunto com os sindicatos locais, de suspender sua produção a partir da próxima segunda-feira, dia 29 de março”.
Além disso, segundo a marca, a “medida tem como objetivo contribuir com a redução de circulação de pessoas no momento mais crítico da pandemia no País, além de atender a antecipação de feriados por parte de autoridades em algumas dessas regiões”.
Com isso, as plantas de São Bernardo do Campo, Sorocaba e Porto Feliz terão as atividades suspensas entre 29 de março e 05 de abril. Já a planta de Indaiatuba retorna às atividades somente no dia 06 de abril.
Para a Toyota é um momento bastante delicado, pois o Corolla Cross acabou de ser lançado. A marca deve se valer das unidades já produzidas no Brasil para atender à alta demanda que o SUV médio deve ter em seus primeiros meses de lançamento.
Renault
Já a Renault anunciou que a fábrica de São José dos Pinhais terá atividades suspensas entre 29 de março e 1 de abril. O feriado de 2 de abril já tinha paralização da fábrica decretada. Com isso, a marca retorna a produção de seus carros somente no dia 5 de abril, junto da Toyota.
Enquanto a marca japonesa já conta com um lançamento em mãos, a Renault esquenta os motores para a estreia do novo Captur. O SUV compacto será reestilizado e será o primeiro da marca francesa a receber o motor 1.3 Turbo já usado por modelos da Mercedes-Benz.
>>Volkswagen suspende produção no Brasil por causa do Covid-19
>>Mercedes-Benz também interrompe fábricas no Brasil por causa do Covid
>>Nissan para produção de Kicks e V-Drive no Brasil por causa do Covid