Aos poucos os segredos do Hyundai Creta 2022 vão sendo revelados aqui no Brasil. A marca sul-coreana divulgou um teaser do interior do SUV compacto pouco depois que um flagra revelador circulou pelas redes sociais. Com isso, chegou o fim de um mistério: o modelo brasileiro terá o mesmo interior da variante russa e indiana.
A cabine do novo Creta terá faixa em couro no painel com costuras aparentes. Elas formarão visualmente dois ambientes diferentes, que serão divididos por um plástico preto brilhante. Lá estará a nova central multimídia de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay.
Logo abaixo da tela, ficam os botões físicos de comando da multimídia, todos em uma barra cinza com botão de volume ao centro. O ar-condicionado é controlado logo abaixo por um conjunto de rotores e botões. É um layout diferente do modelo chinês que colocou os comandos do ar-condicionado na central multimídia.
Caso siga à risca as demais variantes do novo Creta, a versão 2022 do Hyundai terá freio de mão eletrônico como item de série. O painel de instrumentos será parcialmente digital como no Nissan Kicks. Ou seja, uma tela de 7 polegadas acompanha o conta-giros analógico e também o marcador de combustível.
Maior e turbinado
Em relação ao atual Creta, a nova geração será maior. Ele terá 4,30 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,62 m de altura e entre-eixos de 2,61 m. Na prática são 3 cm a mais no comprimento, 1 cm a mais na largura, 1 cm a mais na altura e entre-eixos 2 cm mais longo.
A Hyundai aposentará o motor 1.6 quatro cilindros aspirado em favor do 1.0 T-GDi do HB20. Ele entrega 120 cv e 17,5 kgfm de torque, uma vantagem de 1 kgfm de torque, mas 10 cv a menos. A transmissão será automática de seis marchas. Já o motor 2.0 de 166 cv e 20,5 kgfm de torque será mantido nas versões topo de linha.
Visual brasileiro
Uma das surpresas do Hyundai Creta 2022 é que ele terá visual exclusivo para o Brasil. Até o flagra mais recente, imaginava-se que ele seguiria o visual da versão russa, mas haverá modificações. A grade frontal do novo SUV brasileiro terá pontos cromados e parte interna com desenho totalmente diferente.
Já na traseira, a lanterna não é conectada como nas variantes chinesa e indiana. Até aí segue o modelo russo. A diferença é que ele terá uma sessão branca na parte inferior para luz de ré ou seta, ausente nos demais Creta ao redor do mundo. O lançamento ocorrerá ainda neste ano, mas sem data específica ainda anunciada.
>>Flagra: Hyundai Creta 2022 deverá ter motor turbo do HB20
>>Produção de Hyundai HB20, HB20S e Creta será drasticamente reduzida
>>Hyundai Creta: por que a Smart Plus é a melhor versão? | Avaliação