Conhecida pelos brasileiros ofertar ao público modelos com vocação off-road, a Suzuki tem seu portfólio composto em sua maioria por carros de baixo custo e SUVs, sendo o Vitara um deles. Modelo que já foi ofertado no Brasil, segue vivo internacionalmente e recebeu um tapa quase imperceptível no visual e melhorias no interior para continuar vivo no acirrado segmento de SUVs compactos.
A atual geração do Vitara na Europa foi apresentada há exatos 10 anos. Desde então, ele passa por mudanças em seu visual e em sua motorização. As maiores mudanças aconteceram em 2020, quando recebeu o conjunto híbrido-leve e em 2022 quando ganhou uma variante híbrida convencional. Agora, em 2024 foi só retocar a cara para tentar continuar chamativo perante seus rivais como Toyota Yaris Cross e Volkswagen T-Cross. Isso que na Índia ele já está em nova geração.
Na dianteira do Suzuki Vitara 2024, a grade dianteira foi redesenhada. As luzes de condução diurna ficaram mais finas e estão nas laterais. Não há mais os faróis de neblina. A entrada de ar ficou maior e vem pintada de preto, para dar um ar de robustez ao SUV compacto japonês. Ele passou pelo conhecido facelift, quando o muda mais é a parte da frente. Nas laterais, a marca japonesa trouxe rodas de liga leve com novos desenhos, os quais auxiliam na aerodinâmica.
Segurança em primeiro lugar
Internamente, existem poucas mudanças. O painel de instrumentos segue em sua maioria analógico e com uma pequena tela central. A central multimídia passa a ser de 9 polegadas e já traz conectividade Android Auto e Apple CarPlay, e até Wi-Fi. No quesito segurança, o Vitara 2024 traz mais novidades. Os recursos ADAS presentes foram melhorados e tem novos itens.
Agora, ele já vem equipado com sensor de fadiga, reconhecimento de placas de trânsito, assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo e mais equipamentos. Debaixo do capô, o Suzuki Vitara 2024 europeu não há mudanças. Ele pode ser híbrido-leve, com o motor 1.4 turbo a gasolina de 127 cv e mais um sistema de 48V que adiciona 14 cv. Neste caso, o câmbio é somente manual de 6 marchas e a tração pode ser dianteira ou nas quatro rodas.
Já o híbrido convencional tem motor 1.5 aspirado de 99 cv e mais um motor elétrico de 33 cv. A bateria de íons de lítio é de 140V e a potência combinada do conjunto é de 115 cv. Aqui, o câmbio é automático de 6 marchas. As duas cores azul Pearl Sphere e cinza escuro Titan Pearl metallic também são novidades. Sua estreia oficial está prevista para a metade do ano na Europa e seus preços ainda são um segredo. Por aqui, não há previsão de retorno do Suzuki Vitara.
O que achou dessas mudanças do Vitara 2024? Será que ele ficou chamativo perante seus rivais? Conte nos comentários
>> Triumph apresenta a nova Tiger 900 no mercado brasileiro
>> Flagra confirma nova Chevrolet S10 com cabine simples
>> Toyota Corolla ganha nova versão com visual esportivo