Em 2020, Elon Musk afirmou que o Tesla Cybertruck teria a capacidade de flutuar na água, mas nenhuma demonstração prática confirmou essa funcionalidade. Enquanto a caminhonete 100% elétrica em aço inoxidável ainda não se apresentou como anfíbia, a BYD saiu na frente com seu SUV capaz de andar em terra firme e em ambientes aquáticos.
O SUV 100% elétrico BYD YangWang U8, lançado no mercado chinês no ano passado, conquistou a proeza de atravessar superfícies aquáticas. A demonstração foi realizada em ambiente controlado e publicada pelo canal no YouTube.
No vídeo, o SUV elétrico é visto mergulhando em uma piscina, com o capô completamente submerso, realizando uma volta em formato de U na parte mais profunda da piscina e retornando para a terra firme sem nenhum problema.
O BYD YangWang U8 é o principal modelo da divisão de luxo da Build Your Dreams (BYD) e traz uma longa lista de recursos avançados. Equipado com quatro motores, ele entrega impressionantes 1.184 cv indo de 0 a 100 km/h em rápidos 3,6 segundos. O SUV anfíbio ainda é capaz de girar sobre o próprio eixo e caminhar de lado como um caranguejo.
Apesar de sua capacidade de se deslocar na água, a BYD afirma que esse recurso não é destinado a uso recreativo, devendo ser empregado apenas em situações de emergência. Ainda assim, é uma funcionalidade que pode salvar os ocupantes em situações perigosas e até mesmo em cenários pós-apocalípticos.
Externamente, o SUV anfíbio exibe uma semelhança com o Land Rover Defender, graças aos traços quadrados. As maçanetas são embutidas e o ar de robustez ficam pelo estepe pendurado na tampa do porta-malas. Aliás, as rodas são de 20 ou 22 polegadas.
As baterias têm capacidade de carregamento de 110 kW em corrente contínua. A BYD afirma que para recarregar o SUV anfíbio de 30% até 80% são necessários apenas 18 minutos. Pelo ciclo chinês CLTC, a autonomia é de 1.000 quilômetros livre da emissão de poluentes na atmosfera.
O que você achou do recurso do BYD YangWang U8 de se deslocar na água? Acredita que seria útil em situações de enchentes? Deixe sua opinião nos comentários!