Com apenas quatro anos de mercado, a Fiat Strada de segunda geração acaba de atingir a marca de meio milhão de unidades produzidas. Diferentemente do modelo anterior que também foi feito na África do Sul, cada uma das 500 mil unidades da nova Strada foi feita em Betim, Minas Gerais. Mas a Stellantis já prepara a nova geração.
Originalmente lançada em 1998, a Fiat Strada tem acumuladas 2,25 milhões de unidades produzidas. Ou seja, 1,75 milhão foram da primeira geração, quando ela ainda era uma parente do Palio, enquanto 500 mil já representam sua nova fase como produto totalmente independente.
Vale ressaltar ainda que a Fiat Strada é líder do segmento de caminhonetes compactas há 21 anos, quando destronou a Volkswagen Saveiro de maneira que ela nunca mais voltou ao posto. A liderança foi obtida logo depois de seu lançamento. Hoje ela já tem o título de carro mais vendido do Brasil por três anos seguidos, mas está ameaçada, em 2024, pelo VW Polo.
Nova geração
Ainda que a Stellantis esteja comemorando o feito da segunda geração da Fiat Strada, a marca já prepara a terceira encarnação de seu sucesso de vendas. Com código projeto XBP revelado exclusivamente pelo Auto+, a próxima Strada ficará maior, migrando para o segmento de Chevrolet Montana e Renault Oroch, mas sem incomodar a irmã Toro.
A nova Strada será vendida em versões cabine simples e dupla, algo que nenhuma outra rival de porte semelhante oferecerá. Ela contará com o mesmo motor 1.3 Firefly quatro cilindros aspirado de hoje, além do reforço do 1.0 T200 três cilindros turbo, que receberá sistema semi-híbrido. A Strada XBP 1.3 será manual, enquanto a turbo será automática CVT.
Outra novidade da terceira geração da Fiat Strada, é que ela se tornará um produto global. A ideia da Stellantis é também produzi-la na Europa e oferecer uma versão totalmente elétrica. Como a base é de Peugeot 208, ela terá o mesmo conjunto que hoje está presente no e-208 e no e-2008. O Brasil também vai fabricar a Strada elétrica.
Você tem alguma história com a Fiat Strada? Conte nos comentários.
>>Ford Fiesta quase teve nome de hatch médio da Fiat
>>Exclusivo: Fiat prepara novos Pulse (F2U), Fastback (F2X) e Uno (F1H)
>>Fiat Pulse e Fastback recebem aumento de R$ 1 mil em abril