Destinado ao mercado indiano, o inédito Skoda Kushaq mostra como seria de a Volkswagen descesse um degrau abaixo de Nivus e T-Cross. Feito em uma versão ainda mais simples da plataforma MQB-A0, o modelo aposta em estilo ousado e dimensões compactas.
Chamada de MQB-A0-IN a plataforma tem custo mais reduzido que a usada em Polo, Virtus, T-Cross e Nivus. Ela foi desenvolvida pela divisão indiana da Skoda e focada em mercados de baixo custo. Essa base, inclusive, pode ser usada nos próximos modelos de entrada da Volkswagen no Brasil.
Entre T-Cross e Nivus
Com 4,22 m de comprimento, o Skoda Kushaq é intermediário entre Nivus e T-Cross nessa área. Já a largura de 1,76 m e a altura de 1,61 m se aproxima mais do T-Cross. Outro elemento compartilhado com os irmãos Volkswagen é o motor 1.0 TSI, que no Skoda rende 115 cv e 17,8 kgfm de torque.
Há também como opção motor 1.5 TSI quatro cilindros turbo – uma versão mais moderna e econômica do 1.4 TSI usado pelo T-Cross Highline. Ele tem a mesma potência e torque do SUV brasileiro: 150 cv e 25,5 kgfm. Já a transmissão, em ambos os motores, pode ser manual de seis marchas ou automatizada de dupla embreagem com sete marchas.
Primo afetivo
Visualmente o modelo traz mesmas linhas laterais do T-Cross, assim como um recorte de vidro bastante semelhante. Contudo, a dianteira tem personalidade própria com faróis divididos. A porção superior se liga à grade frontal com desenho típico Skoda, enquanto o segundo bloco é menor e posicionado logo abaixo.
O capô tem vincos fortes e que destacam o logotipo da marca. Na traseira, lanternas finas invadem parcialmente a tampa do porta-malas. O recorte lateral é o mesmo do T-Cross, comprovando novamente o parentesco entre os modelos. Um friso cromado na base do porta-malas liga as luzes auxiliares.
Por dentro o Skoda Kushaq traz volante de dois aros com parte inferior central vazada. O visual é horizontalizado e moderno, dando destaque para a porção marrom metálica. Central multimídia flutuante contrasta com o painel parcialmente digital. Há ainda manopla de câmbio do T-Cross e comandos de ar-condicionado sensíveis ao toque parecidos com os do Tiguan.
Infelizmente como a Skoda não atua no Brasil, as chances de o Kushaq ser vendido no Brasil são nulas. A princípio ele será restrito somente à Índia, visto que na Europa a marca conta com o Kamiq na mesma categoria.
>>VW Nivus Comfortline tem custo-benefício sedutor – Avaliação
>>Polo Track é confirmado como modelo de entrada da Volkswagen
>>Volkswagen Polo e Jetta reestilizados estreiam até o final de 2021