Além de ofertar carros de passeio em seu portfólio, a Renault também oferece modelos comerciais e para espezinhar a vida dos Citroën e-Jumpy e Peugeot e-Expert, a marca francesa trará de volta o Trafic E-Tech. A van comercial voltará ao Brasil depois de um bom tempo fora sendo importada e 100% elétrica.
A volta do Trafic foi revelada pelo presidente da marca francesa no Brasil, Ricardo Gondo. Ele afirmou em entrevista com a equipe do portal este próximo passo da Renault. Segundo o executivo, o modelo comercial chegará ainda em 2024 e estará posicionado acima do Renault Kangoo e-Tech, tanto em preço quanto em volume de capacidade.
Recentemente, o Renault Trafic passou por uma reestilização em sua terceira geração. Totalmente elétrico, o modelo conta com um motor elétrico instalado no eixo traseiro e que rende 122 cv e 24,9 kgfm de torque. A bateria de íons de lítio tem capacidade de 52 kWh e segundo o ciclo europeu WLTP, permite autonomia de 297 km com uma carga. A Renault já desenvolveu uma versão de longo alcance. Desse modo, a autonomia desta variante pode chegar até 322 km e tem a velocidade limitada em 90 km/h.
Tem espaço para tudo e mais um pouco
Internacionalmente, o Trafic pode ser escolhido com dois tamanhos diferentes. Ele pode ter 5,08 m de comprimento e 1,96 m de altura ou 5,48 m de comprimento e 2,49 m de altura, o volume de carga varia de 5,8 até 8,9 m³. Caso o cliente opte pela versão maior da van, a capacidade de carga útil é de 1,1 tonelada e a de reboque é de 750 kg.
Na hora de carregar, a van pode utilizar um carregador monofásico de corrente alternada de 7 kW, um trifásico de corrente alternada de 22 kW ou um carregador rápido de 50 kW de corrente contínua. De série o Renault Trafic já traz o sistema multimídia Renault EasyLink, com conectividade para o aplicativo de celular MyRenault.
O dispositivo mostra os pontos de carregamento em uma rota determinada, pode pré-aquecer a cabine, avaliar a saúde da bateria e mais recursos. No quesito espaço, o Trafic elétrico tem 54 litros disponíveis atrás dos bancos, 14,6 litros nas portas e 19,7 litros no console central. Contudo, o Renault Trafic virá importado e isso deve pesar em partes no seu preço. Atualmente, o Kangoo e-Tech é oferecido por R$ 292,6 mil, é provável que o Trafic chegue por mais de R$ 300 mil.
Comprará o Trafic elétrico ou prefere seus rivais? O que acha dos carros elétricos da Renault? Conte nos comentários
>> Lamborghini se despede do V10 com novo Huracán STJ
>> Alfa Romeo revela ao público seu primeiro SUV elétrico
>> Kia confirma o nome de sua caminhonete rival da Toyota Hilux