Um dos hatches compactos que morreu no Brasil e segue vivo lá fora é o Renault Clio. Internacionalmente, o modelo está com uma vida atualizada, mas sua nova geração deverá chegar em 2026. Aliás, é nessa nova leva que também deve chegar o Clio 100% elétrico. Além de ser maior que o Renault 5, o Clio elétrico terá preço mais em conta do que o Scénic e o Megane.
Segundo informações do portal , o Clio terá grandes novidades na nova geração a ser lançada em 2026. Ele contará com diferentes níveis de eletrificação em sua gama, incluindo uma versão híbrida e também uma 100% elétrica. A versão que combina motor elétrico e a combustão continuará com a plataforma CMF-B, só que com leves modificações. Já o modelo elétrico virá com a arquitetura AmpR Small.
Essa última já usada no 5, o rival do BYD Dolphin Mini. A ideia é que o Clio elétrico venha para brigar com BYD Dolphin, Peugeot e-208, Citroën ë-C3 e mais modelos. Como as plataformas compartilham diversos componentes e até medidas, não seria tão difícil produzir sua variante 100% elétrica. Para seguir a identidade visual da marca, a nova geração do Renault Clio deverá ter estilo próximo do Scénic e Megane.
Elétricos para todos os gostos
A ideia é que o Clio elétrico seja um pouco maior do que o 5, o que proporcionaria um espaço interno mais amplo, assim como um porta-malas mais razoável. Os executivos da marca francesa não enxergam o 5 como um substituto do Clio e o hatch compacto virá mais como uma opção maior de hatch para quem não quer ter um SUV na garagem. Os preços do Clio elétrico devem ficar nos arredores de 30 mil euros.
Em conversão direta, o valor aproximado seria de R$ 162 mil. Então, ele ficaria um pouco mais caro do que o 5 e seria mais em conta do que o . Todavia, para o chefe de engenharia da Renault, Gilles Le Borgne, o Clio 100% elétrico não é a prioridade inicial dessa nova geração do modelo.
Gilles revelou que a marca irá sim oferecer o hatch compacto com diversas opções de motorização. Ele pontuou que se for rentável e acessível, o Clio elétrico entrará em produção em larga escala assim que possível. Dessa forma, o portfólio elétrico da Renault ficaria completo com diversas opções para os consumidores.
Sente falta do Clio? Se pudesse, teria ele híbrido ou 100% elétrico? Conte nos comentários
>>Yamaha dá pistas sobre possível lançamento da Ténéré 700 no Brasil
>>Nova geração do Hyundai Kona chegará ao Brasil ainda em 2024
>>Para o terror do Toyota SW4, Ford Everest está em testes no Brasil