Entre as maiores brigas do setor automotivo estão emblemáticas como Volkswagen Gol e Fiat Palio, Honda Civic e Toyota Corolla, Fiat Strada e Volkswagen Saveiro, Chevrolet Opala e Ford Maverick, mas também a dos pioneiros no segmento de SUVs compactos: Ford EcoSport e Renault Duster.
Batalhando há mais de dez anos, sempre com vantagem para o modelo da Ford – diga-se de passagem – Duster e EcoSport trilharam o caminho para outros SUVs compactos. De maneira singela e respeitosa, a Renault homenageou o rival da Ford em um post de despedida em suas redes sociais.
Na imagem em que EcoSport aparece ao lado do Duster, a Renault diz “O Renault Duster já encarou grandes desafios. O mais inspirador foi competir com você”. Usando uma das frases-tema da campanha do seu modelo, a francesa ainda prestou a última homenagem ao Ford mostrando o quão bem esses anos de rivalidade fizeram aos dois.
O futuro de cada um
Vale ressaltar que o Ford EcoSport saiu de linha no Brasil em janeiro quando a marca do oval azul encerrou a produção do modelo (junto de seus irmãos Ka e Ka Sedan) no Brasil. Lá fora o SUV compacto continua a ser produzido na Índia e Europa, além de exportado para diversos mercados, incluindo os Estados Unidos.
O Renault Duster, por sua vez, estreou a segunda geração recentemente aqui no Brasil e receberá em 2021 novo motor. Trata-se do 1.3 TCe quatro cilindros turbo que hoje é usado por alguns modelos compactos da Mercedes-Benz. O motor turbo estreia primeiro no Captur reestilizado antes de chegar ao Duster.
Ele será ligado à transmissão automática CVT e deverá ser usado somente nas versões mais caras do SUV compacto. Esse será um importante diferencial a ele que ainda não conta com motorização turbinada, como existe em Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker.
>>Ford EcoSport Storm tem segunda chance fora do Brasil
>>Ford não deixará o Brasil, só não fabricará mais carros aqui
>>Avaliação: Duster é o melhor Renault feito nos últimos anos