No começo da era dos SUVs compactos, os pioneiros Renault Duster e Ford EcoSport eram comercializados com . Contudo, a segunda geração do modelo romeno/francês estreou sem a opção de fornecer força para as quatro rodas, ao menos aqui no Brasil. Isso não muda, mas agora temos um Duster 4×4 igual ao nosso vendido na vizinhança.
Apresentado na Argentina, o Renault Duster 2024 deles é igualzinho ao nosso. Os hermanos receberam a dianteira modificada com nova grade frontal, faróis full-LED, lanterna traseira nova e melhorias internas. Vale lembrar que o Duster deles é feito na Colômbia, não no Brasil. Só que o grande destaque da gama nova argentina é a versão 1.3 TCe 4xe.
Assim como no Brasil, o Renault Duster argentino pode contar com motor 1.6 quatro cilindros aspirado de 115 cv ou 1.3 quatro cilindros turbo de 163 cv. A potência lá é um pouco menor porque só usam gasolina: no nosso país, o 1.6 rende 120 cv e o 1.3 turbo entrega 175 cv.
O que muda é que o Duster argentino não tem versão 1.6 CVT, só manual de cinco marchas. Já o 1.3 turbo é oferecido com câmbio CVT e tração dianteira ou câmbio manual de seis marchas atrelado à tração 4×4. Essa combinação nunca foi oferecida no Brasil e dificilmente será, vista a rejeição do brasileiro a SUVs manuais, especialmente os mais caros.
Curiosamente, todas as versões do Renault Duster 2024 na Argentina são tabeladas em 27.895.000 pesos, mas devem ser vendidas em valores diferentes nas concessionárias. Isso se deve por conta do imposto extra cobrado no país, que vem enfrentando uma crise econômica fortíssima.
Você compraria o Duster 4×4 turbo manual? Conte nos comentários.
>>Jeep Compass Blackhawk é um inesperado canhão | Impressões
>>5 carros para comprar pelo preço do Jeep Compass Blackhawk
>>Renault Trafic voltará ao Brasil importado já em 2024