A Renault anunciou nesta semana um investimento bilionário de US$ 350 milhões na Argentina para produzir uma nova caminhonete de meia tonelada. Ou seja, agora é oficial: a será produzida na Argentina para suceder a Oroch e brigar de frente com Fiat Toro.
“A Renault Argentina confirma um investimento de US$ 350 milhões para fabricar uma picape de meia tonelada em sua fábrica Santa Isabel em Córdoba. Esse investimento para a fabricação de um novo modelo na Argentina se dá pelo marco do Internacional Game Plan, o qual prevê a fabricação de oito novos modelos fora da Europa”, diz o comunicado.
A marca também deixa claro que a caminhonete será construída sobre a plataforma RGMP (Renault Group Modular Platform), que é como a marca tem chamado a base CMF-B para a região da América Latina. Até o momento, o único carro com essa base é o Kardian, tendo agora a sucessora da Oroch confirmada como o segundo modelo.
Tipo exportação
“O lançamento dessa picape de meia tonelada fabricada exclusivamente na Argentina marca um novo capítulo na nossa rica história industrial no nosso país”, declara Pablo Sibilla, presidente e diretor geral da Renault Argentina. “Com um perfil exportador, que alcançará entre 65% e 70% da produção, reafirmamos a capacidade e talento da indústria argentina”.
Ou seja, o Brasil deve ser o principal mercado de exportação dessa caminhonete. Sem fazer segredo, a própria Renault revelou que a caminhonete será a versão de produção da Niagara. O modelo, vale lembrar, foi apresentado como conceito durante o lançamento global do Kardian no Brasil.
É a Niagara. Real / oficial
No release, a Renault diz que “se confirma que o desenho dessa nova picape de meia tonelada será baseado no conceito Niagara. Com a Niagara Concept, a Renault inaugurou uma nova era de sua história em mercados internacionais e mostra um novo ar de maturidade”.
O que ainda não ficou confirmado é se a nova caminhonete se chamará Renault Niagara ou se ela terá o nome Oroch mantido. O que é certo é que a atual única caminhonete que a marca francesa vende no Brasil não deverá sobreviver à chegada do novo modelo. Ela será maior que a Oroch, saindo da concorrência com Chevrolet Montana para atacar Fiat Toro.
Você acha que a Renault Niagara fará mais sucesso que a Oroch? Conte nos comentários.