Uma das barreiras dos veículos elétricos é o tempo de vida útil da bateria, quando ela vai deixar de ser eficiente. A Renault, em parceria com a Powervault, vai tentar dar um jeitinho nessa questão por meio do reaproveitamento das baterias de carros elétricos em casas equipadas com sistema de energia solar.
Como isso vai funcionar? Segundo a marca, as baterias não utilizáveis nos veículos poderão servir de unidades de armazenamento de energia residencial. Num primeiro momento, a Powervault vai lançar um lote de teste com 50 unidades, composta por baterias de segunda via oriundas de carros elétricos da Renault — que serão instaladas nas residências de clientes que já têm sistema de painéis solares no Reino Unido.
O teste vai servir para saber qual o desempenho dessas baterias reaproveitadas, bem como a reação dos consumidores em relação ao armazenamento de energia domiciliar – a ideia é expandir para o público em geral, posteriormente.
De acordo com a fabricante francesa, a bateria utilizada nos veículos elétricos tem, em média, uma vida útil de 8 a 10 anos – antes de serem mandadas para reciclagem, porém, essas baterias podem ter uma vida útil adicional em outras aplicações.