A aposentadoria da Ram Classic já era algo esperado há um certo tempo. A Stellantis havia dado indícios de que isso aconteceria quando matou o motor V8 Hemi. Depois, lançou a série especial R/T no Brasil, marcando o fim da produção da caminhonete. Mas, a produção que deveria durar até 2025, se encerrou agora em outubro.
A Ram Classic é, verdadeiramente, um carro bem velho. Ela foi lançada em 2009 ainda como Dodge Ram. São 16 anos de produção ininterrupta, na qual a caminhonete passou por três grupos diferentes. Começou no Grupo Chrysler, migrou para a FCA em 2014 e hoje é parte da Stellantis, criada em 2021.
Para se ter uma ideia de como ela é antiga, o iPhone 3GS foi lançado em 2009, mesmo ano no qual o Brasil assistia Caminho das Índias e Lula era o presidente do Brasil em seu segundo mandato. Ou seja, é uma caminhonete com muita história para contar. Por aqui, ela foi vendida nas carrocerias 2500 e 1500 (já com o nome Classic).
Acabou a festa
Inicialmente, a Stellantis deveria finalizar a produção da Ram Classic no começo do ano que vem. Contudo, a fábrica de Warren, Michigan, fez a última Classic no dia 8 de outubro, de acordo com o . A fábrica, inclusive, passará a atuar em um único turno para fazer o Jeep Wagoneer (que não vende bem).
A fábrica, inclusive, receberá em breve modelos eletrificados com sistema 4xe. A imagem da última Ram Classic mostra a caminhonete na configuração Tradesman, voltada a trabalho, com motor 5.7 Hemi V8 e carroceria na cor Vermelho Delmonico. Ela recebeu um cartaz com a assinatura de vários trabalhadores da planta.
Você sentirá saudades da Ram Classic? Conte nos comentários.